MENU

BUSCA

Pará participa de concurso nacional de dança em cadeira de rodas

Grupo que representará o Pará já participou de competições internacionais na Rússia e Alemanha

Redação integrada de O Liberal

O Governo Estadual divulgou esta terça (6) que o Pará participará do Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas (CBDCR). Por causa da pandemia de covid-19, o campeonato será exibido exclusivamente pela internet nos dias 17 e 18 de outubro.

Vinculada à Fundação Cultural do Pará (FCP), a premiada Companhia de Dança Do Nosso Jeito será a representante do Estado. Com 15 coreografias, a Companhia também concorrerá no I Open de Paradança, que ocorre na mesma época.

Bailarinos


Criada há cinco anos, a Companhia de Dança Do Nosso Jeito promove a inclusão de bailarinos com deficiência física ou intelectual. As aulas do programa são totalmente gratuitas, abrangendo alunos com Down, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), deficiência auditiva, paraplegia e paralisia cerebral.

No ano passado, a Companhia viajou para São Petersburgo, na Rússia, a fim de participar da Copa dos Continentes; e para a Alemanha, onde participaram do Campeonato Mundial de Paradança. Além disso, também participaram do Campeonato Brasileiro de 2018 e 2019.

Ricardo Reis, diretor técnico da Companhia, disse que as 15 coreografias que irão concorrer no CBDCR, organizadas nas modalidades "free styling" e "single conventional", foram criadas pelos próprios dançarinos. Segundo ele, o maior desafio foi a adaptação ao contato restrito à telinha do computador e do celular.

"O princípio do esporte paralímpico é o desafio do ajuste permanente, fazer o melhor possível. As competições presenciais já são o nosso lugar comum desde 2012, mas agora é algo inédito, que a gente nunca viveu. E justamente nesse ano, em que Belém iria sediar o campeonato, em junho, mas a data foi mudando por causa da pandemia", ponderou Reis.

Pará