MENU

BUSCA

Pará avança em ranking de segurança e Belém é quinta capital mais segura do Brasil

Anúncio foi feito nesta quarta-feira, de Nova York, pelo governador Helder Barbalho

Dilson Pimentel

Em um ano, o Pará subiu da 21ª para a 15ª posição no ranking dos estados mais seguros do Brasil. E Belém aparece como a 5ª capital mais segura do Brasil, ficando atrás apenas de Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Cuiabá (MT). 


  

Os dados foram divulgados no dia 17 de setembro, por meio do Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado pela MySide, empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário. Os indicadores são os números de assassinatos a cada 100 mil habitantes, com 2023 como período de referência. 

Na noite da última quarta-feira (25/9), diretamente de Nova York, onde cumpre agenda em eventos relacionados à 79ª Assembleia Geral da ONU, o governador Helder Barbalho comentou os rankings por meio de um vídeo publicado nas redes sociais.

“Acabei de ter a informação de mais um anuário sobre segurança no Brasil. E boas notícias. O Pará saiu da 21ª posição para 15% estado mais seguro do Brasil”, afirmou. “E Belém, nossa sede da COP 30, avançando e já é a quinta capital mais segura do Brasil”, comenta o governador.

O governador falou que isso é possível graças ao investimento em segurança e em tecnologia. “E no nosso time que está nas ruas protegendo a população. Vamos continuar trabalhando por um Pará mais seguro, protegendo a vida, cuidando das pessoas, com as usinas da paz, e promovendo segurança por todo o Pará”, afirmou.

VEJA MAIS:

Segundo seus organizadores, esta edição de 2024 dá continuidade a esse esforço, cruzando dados oficiais do Ministério da Saúde e do IBGE, e utilizando uma metodologia rigorosa para garantir a precisão e relevância dos resultados. "Nosso objetivo é que o anuário continue sendo uma ferramenta valiosa. Não só para auxiliar na escolha de um local seguro para viver, mas também para fomentar o debate público e inspirar melhorias nas políticas de segurança em todo o Brasil", afirmam.

O anuário é baseado nos dados do IBGE e do Ministério da saúde. Seus organizadores afirmam ainda que, após o sucesso da primeira edição do anuário Cidades Mais Seguras do Brasil© em 2023, amplamente divulgada em todo o país, "o estudo consolidou-se como uma referência importante para gestores públicos, especialistas em segurança e para o público em geral". 

 

Pará