MENU

BUSCA

Nova vacina contra a covid-19 já está disponível em todo o Pará

A vacina Zalika, aprovada pela Anvisa, é destinada a pessoas a partir dos 12 anos de idade

O Liberal

A Zalika, nova vacina contra a covid-19, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já está disponível nos postos de saúde dos 144 municípios paraenses, conforme informações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). São 70 mil doses que foram enviadas pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2024, além de 48 mil doses da vacina Pfizer Baby e 3 mil doses da Moderna.

A nova vacina Serum/Zalika é destinada a pessoas a partir dos 12 anos de idade, faixa etária aprovada pela Anvisa. Conforme o Ministério da Saúde, estudos de fase três da Zalika mostraram segurança e eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos, além de vantagens como maior prazo de validade, transporte e conservação simples (2°C a 8°C).

De acordo com o Sistema de Monitoramento Estadual da Covid-19, em 2025, até esta quarta-feira, 15, o Estado tem registrado 133 casos da doença com 5 óbitos. No ano passado, o Pará registrou 12.630 casos de covid-19, com 95 óbitos.

Vacinas e faixas etárias

A vacina Pfizer Baby é destinada a crianças na faixa etária de seis meses a quatro anos de idade e a vacina Moderna a pessoas a partir dos seis meses de idade.

De acordo com Nota Técnica enviada pelo Ministério da Saúde, assim como a vacinação de crianças, a vacina contra a covid-19, agora, integra o calendário nacional para gestantes e idosos. Gestantes receberão uma dose por gestação, e idosos, uma dose a cada seis meses.

A Nota Técnica também orienta que os demais grupos prioritários serão considerados vacinação de grupos especiais, realizada periodicamente em qualquer sala de vacina. Os grupos especiais receberão uma dose periódica, sendo a cada seis meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos.

Período chuvoso e aumento de casos

A coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde, disse que o número de casos de covid-19 e outras doenças causadas por vírus respiratórios, sempre aumenta no período chuvoso, principalmente devido à aglomeração de pessoas em locais fechados, o que facilita a transmissão viral.

“Por isso é muito importante que as famílias paraenses busquem a vacinação contra a covid-19 nos postos de saúde”, afirmou.

A Sespa acompanha as notificações de casos por meio do Sistema de Monitoramento Estadual da Covid-19, que é alimentado pelas Vigilâncias Municipais e monitora e apoia as ações de prevenção e assistência desenvolvidas pelos municípios.

A Sespa ressalta que além da vacinação de crianças, idosos e gestantes, é importante que a população adote medidas preventivas como usar máscara, lavar ou higienizar as mãos e evitar aglomerações.

Pará