No Pará, pastor diz que autismo é ‘visita do diabo no ventre das desprotegidas’
O caso foi registrado em Tucuruí e vem causando revolta nas redes sociais
Um vídeo que passou a circular nas redes sociais nesta terça-feira (16/7) mostra um pastor de Tucuruí, no sudeste do Pará, fazendo declarações polêmicas e desrespeitosas sobre pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O religioso foi identificado, até o momento, apenas como Washington.
Na gravação, feita enquanto o líder religioso discursava para dezenas de pessoas, ouve-se a seguinte argumentação: “De cada cem crianças que nascem, nós temos um percentual gigantesco de pessoas em ventres manipulados, visitados pela escuridão, que distorce. Ainda no ventre, as crianças hoje, de cada cem, nós temos aí quase 30% de autistas em vários graus. O que está acontecendo? O diabo está visitando os ventres das desprotegidas, daqueles que não têm a graça, a habilidade, a instrumentalidade para saber lidar no mundo espiritual”.
As declarações geraram revolta nas redes sociais. Comentários como “Que absurdo!”, “Quando a gente acha que não pode piorar, piora” e “Ele ousando abrir a boca pra falar do bem mais precioso de tantas famílias! Nunca senti tanta vergonha alheia” mostram a indignação dos internautas.
A gravação foi feita no dia 12 de julho, durante as comemorações pelos 90 anos da Assembleia de Deus em Tucuruí, mas, só ganhou as redes sociais nesta terça-feira (16/7). A Polícia Civil informou que a delegacia de Tucuruí apura o caso.
A Promotoria de Justiça de Tucuruí informou que tomou conhecimento do vídeo publicado em redes sociais, sobre o referido caso das declarações de um pastor sobre crianças autistas, durante uma pregação. "Foi registrado Notícia de Fato (NF) para apurar a situação, podendo qualquer cidadão acompanhar o andamento via site do Ministério Público do Estado, pelo SAJ nº 01.2024.00021741-0", detalha.
A reportagem demandou a Ordem dos Advogados do Brasil - seção Pará (OAB-PA), para que se manifeste sobre o caso, mas ainda não teve retorno. A reportagem tenta localizar o contato do pastor. O espaço segue aberto para manifestação.