MENU

BUSCA

Não se compare, apenas contemple!

Toda comparação é sinal de falta de auto estima e de uma crueldade praticada contra nós mesmos e com os outros

Patrícia Caetano /Especial para O Liberal


Nos olharmos com o reflexo do outro no espelho é uma comparação injusta conosco e com nossa história. Não faça isso com você. A sua história é única e suas experiências são únicas. Cada pessoa tem a sua trajetória, história, jeito de ser e forma de lidar com as situações e desafios do dia a dia. Isso é o que torna cada pessoa um ser verdadeiramente único e especial. Olhar para as outras pessoas e acreditar que elas são melhores que você é uma péssima ideia. Isso te torna mais insegura, menos inovadora e menos viva.

Não existe um único caminho, a história nem sempre é perfeita, nem sempre tem só sucesso, nem sempre as escolhas certas e está tudo bem, porque partimos e seguimos para lugares diferentes. Então, certamente, nosso caminho é outro. Não precisamos e não vamos passar pelos mesmos lugares que outros pés pisaram.

Se você não está satisfeita com os seus resultados, pode ter certeza de que não é se comparando ao outro que você encontrará a solução. Pelo contrário, a comparação nos paralisa e nos cega para tudo aquilo de bom que realizamos.

VEJA MAIS

Como lidar com nossas emoções
A inteligência emocional é determinante para o sucesso pessoal e profissional

Patrícia Caetano fala sobre os caminhos para desenvolver a inteligência emocional e viver melhor
A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções

 As pessoas são perfeitas apenas quando as vemos de longe. Olhe para a jornada do outro apenas para buscar inspiração e aprendizado. Seja sincera com você, o quanto você abastece a sua autoestima com palavras positivas, de carinho e amor, de você para você? Se pudesse se definir em uma palavra, qual palavra seria? Será que você não está perdendo tempo demais comparando-se com os outros e, dessa forma, se descuidando das coisas boas que existem em você?

Que tal começar a honrar e elogiar a sua história e quem é você, hoje é um momento excelente para começar. Recuperar aquela criatividade de vida, admitindo as fragilidades, mas não desistindo das potências. Admitir que se perdeu em meio ao emaranhado de linhas da própria mente, mas que deseja fazer um lindo casaco para vestir. 

Aqui estão alguns pontos que podem te ajudar a não se comparar, mas apenas contemplar:


1- Você vê o resultado, não o esforço. Todas as nossas escolhas têm potencial para gerar consequências boas e ruins e você as faz baseada no que deseja para sua vida.

2-    Você não é o outro. Comparar-se às outras pessoas, significa que você não conhece a si mesma e sabe pouco sobre você. 

3-  A comparação mata a alegria da conquista. Faça coisas diferentes, mude o hábito. Há uma alegria que vem de suas realizações. Não tente viver um ideal de onde você “deveria estar”. Aceitação é a chave para o crescimento.

4- A comparação coloca o foco na pessoa errada, e a única pessoa com quem deve se comparar é quem você era anteriormente. Se você está melhorando, isso é o que importa. A vida não é uma competição e sim uma jornada.

Pará