MENU

BUSCA

Mês de agosto está no grupo de trimestre mais seco do ano

Além de ar seco, a previsão é de altas temperaturas em todo o estado

Bruna Lima

O mês de agosto está no grupo de trimestre mais seco do ano. O índice pluviométrico, de chuva, tem previsão de 128mm no Pará. Isso significa que além do ar seco, as pessoas podem esperar altas temperaturas. Essa previsão é para todo o estado, mas com alerta para a região Sul do Pará, que tem previsão de possíveis focos de incêndio em áreas de mata.

O meteorologista e previsor do tempo, José Raimundo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que estatisticamente o mês de agosto está inserido no grupo de meses com os menores índices de chuva. Esse índice tem previsão que chegue até 128 mm de chuva.

VEJA MAIS

Altas temperaturas aquecem venda de ventiladores em Belém
Eletrodomésticos amenizam o calor e garantem faturamento maior no comércio

Países fecham pacto para limitar altas temperaturas
Críticos afirmam: faltou ambição ao pacto climático global

Em Belém e na Região Metropolitana, a previsão é de média de 35°. "Se notar, desde o final do mês de julho as chuvas vêm reduzindo, embora, tenha ocorrido algumas pancadas de chuva. Para o mês de agosto, o que é possível ocorrer são chuvas rápidas no final de tarde", explica José Raimundo.

Outro ponto destacado pelo meteorologista é com relação a região sul do estado, pois enquanto Belém tem previsão de 35°, as cidades da região sul do estado a previsão é de 38°. "Lá a temperatura será maior, pois o índice de chuva é menor. É importante o alerta para os locais de mata, pois há grandes chances de focos de incêndio", alerta o meteorologista.

O meteorologista esclarece que a presença do fenômeno El Niño favorece a formação de bloqueios de calor. Por conta do grande calor, a umidade desce a níveis preocupantes. As temperaturas ficarão acima da média na região Norte até o interior nordestino e o Centro-Oeste.

Pará