Meningite: cobertura vacinal no Pará contra a doença é de apenas 42,45%
A meta é atingir 95% do público-alvo; Sespa segue incentivando a vacinação
A cobertura vacinal no Pará contra a meningite é de 42,45%. A informação foi dada, nesta quarta-feira (19), pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A meta é atingir 95% do público-alvo. Por isso, a Secretaria informou que segue incentivando a vacinação e ratifica a importância da busca pelos postos de saúde, uma vez que o imunizante faz parte do calendário de rotina de vacinação.
A Sespa também informou que a cobertura vacinal para casos de meningite é feita de acordo com o tipo de vacina aplicada e não por grupos. As vacinas oferecidas pela rede pública são Pentavalente, três doses (para menos de 1 ano), meningocócica C (menos de 1 ano), ACWY (11 a 12 anos).
A Secretaria informou, ainda, que as faixas etárias são as recomendadas pelo Ministério da Saúde e seguem o calendário vacinal. A Sespa afirmou que a estratégia e aplicação da vacina são de responsabilidade dos municípios, mas ressaltou que o usuário pode procurar as unidades de saúde dos seus municípios.
VEJA MAIS
Calendário Nacional de Vacinação contempla todas as fases da vida, diz Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde informou que o Calendário Nacional de Vacinação contempla todas as fases da vida. No último mês, houve confirmação de surto no estado de São Paulo, com cinco casos da doença meningocócica (DM) do sorogrupo C, a mais frequente no Brasil entre as meningites bacterianas.
Nesse contexto, o Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação de crianças e adolescentes contra a meningite.
A proteção do público-alvo evita o adoecimento e surtos pela doença. No Pará, a cobertura vacinal da meningocócica C está em 47,09%. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica.
Casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. Doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção.
Cobertura vacinal da meningocócica C - Ranking Região Norte
- Rondônia - 58,77%
- Acre - 51,69%
- Amazonas - 57,67%
- Roraima - 41,71%
- Pará - 47,09%
- Amapá - 37,88%
- Tocantins - 61,71%
Fonte: Ministério da Saúde