Médicos mortos por covid-19 no Pará vão ganhar um memorial
Iniciativa é do Sindicato dos Médicos do Pará, que deve lançar a homenagem online na próxima semana
Como forma de homenagear e manter viva a memória dos médicos paraenses que perderam a vida combatendo o novo coronavírus, o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) está elaborando um site para lembrar quem eram os profissionais, o que faziam e em que área atuavam, como e porquê se tornaram médicos, lembranças de amigos e familiares e legado para a área da saúde no Pará.
De acordo com os dados do Sindmepa, até o último dia 10, 37 médicos do Pará, que atuavam na linha de frente, já haviam falecido em decorrência da doença.
Para colocar em prática o projeto, foi criada uma ficha de informações no site do Sindmepa, onde as famílias interessadas podem colocar informações básicas do médico e um texto curto sobre sua história.
"A ideia é que o médico deixe de ser mais um número nas estatísticas do Ministério da Saúde e passe a ter sua história reconhecida como protagonista da saúde no Brasil. O memorial é uma forma de homenagear os profissionais e ao mesmo tempo chamar a atenção para as condições de trabalho a que esses médicos foram submetidos", explicou o Sindmepa.
Para isso, em paralelo à realização do Memorial, o Sindmepa também está levantando informações para compor um diagnóstico sobre as condições de trabalho a que foram submetidos os profissionais de saúde que tombaram após serem infectados pelo novo coronavírus.
O Sindmepa quer saber se os locais onde trabalhavam tinham EPIs e condições de trabalho adequados e qual a relação entre local de trabalho, equipamentos e a contaminação a que esses profissionais foram expostos. O memorial virtual deve ser lançado ainda na próxima semana.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA