Marituba celebra Círio do Menino Deus nesta quarta-feira (25.12), dia do Natal
Programação começou com uma missa celebrada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira
Católicos de Marituba celebraram, nesta quarta-feira, 25 de dezembro, dia de Natal, a 69ª edição do Círio do Menino Deus, em Marituba. A missa que antecede a procissão começou às 7h, na Paróquia São Marcos Evangelista, no bairro do Uriboca, e foi presidida pelo arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira. Em seguida, saíram em procissão para Paróquia Menino Deus, no bairro Boa Vista.
Rosivan Nascimento, Diácono da Paróquia Menino Deus há um ano, destacou a importância histórica e cultural da devoção ao Menino Deus no município, uma tradição que teve início com os trabalhadores da Estrada de Ferro e se intensificou em 1917, por meio das novenas em homenagem ao Menino Deus.
"Há 68 anos, a paróquia Menino Deus vem fortalecendo essa tradição, promovendo momentos de fé e devoção. E agora, isso está ainda mais evidente porque a celebração foi reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do município pela Lei 497, de 1º de outubro de 2021", afirmou. Segundo ele, o reconhecimento mobilizou as paróquias da região Menino Deus, que passaram a integrar essa celebração, tornando-a um marco único para a comunidade e reforçando a importância da fé religiosa na vida do município.
Devotos
Para Raimunda de Oliveira, de 65 anos, a caminhada de fé é uma tradição que se entrelaça com sua história de vida. “A minha fé é tudo, porque é pelas palavras do Menino Jesus. Ele representa algo muito importante na minha vida e na minha família”, relata emocionada. Devota desde os primórdios do Filho do Menino Deus, ela descreve o momento como uma experiência de transformação espiritual: “É um privilégio caminhar com Ele, até na casa Dele. Graças a Deus, alcançamos as graças que pedimos com fé”. Como Raimunda, milhares de fiéis se reúnem anualmente em Marituba para vivenciar a força desse encontro de devoção e esperança.
Outro devoto é Sebastião Rodrigues, de 63 anos, que compartilhou sua história de devoção e gratidão. Morador de Marituba há mais de 57 anos, ele diz que é muito devoto do Menino Deus e faz parte da paróquia há muitos anos. Emocionado com o momento de fé para a população maritubense, o agente de portaria diz: "minha fé é algo que me sustenta".
"Minha esposa e eu participamos ativamente da igreja, ela é ministra, e meu filho, que é autista, também tem uma ligação muito forte com a religiosidade. Acordamos cedo para acompanhar o Círio, e para nós, isso é uma grande satisfação. É um momento de agradecer a Deus e à Nossa Senhora por todas as bênçãos", relatou Sebastião.
Às 18h, será realizada uma missa presidida pelo padre Cônego Jaime Pereira, na paróquia Menino Deus. Depois, uma programação cultural marcará o encerramento da festividade.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA