Marituba: Alunos da rede municipal participam de torneio de robótica nesta terça-feira (30)
A programação faz parte da 1ª Feira de Tecnologia Educacional de Marituba (FETEDMA)
Um torneio de robótica com participação de alunos de 25 escolas da rede municipal de Marituba começa nesta terça-feira (30), trazendo novidades e protótipos que prometem transformar o dia a dia das pessoas. A programação integra a 1ª Feira de Tecnologia Educacional de Marituba (FETEDMA), que terá ainda exposições, sala interativa Game Maker, além de apresentação da animação “Robô AF Kromo”. O evento é realizado pela Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Ginásio Poliesportivo Municipal de Marituba, das 9h às 18h.
A proposta da feira tecnológica é expor para o público protótipos voltados à fomentação tecnológica com destaque para inovação, contexto educacional e social e materiais sustentáveis produzidos pelos alunos. A FETEDMA teve início com o projeto Robótica na Escola, pioneiro do segmento tecnológico na educação pública de Marituba. Visa promover o ensino da ciência e estimular o interesse dos alunos do fundamental maior (6° ao 9° ano) de 25 escolas municipais, às carreiras científicas.
Até o final da feira, estarão disponíveis alguns dos seguintes protótipos: braço robótico; lâmpada inteligente que acende com sinal luminoso; carrinho-robô com sensor ultrassônico; cadeira de rodas inteligente; GPS com módulo NEO-6M; domótica: nova forma de automação residencial; óculos guia: uma forma de acessibilidade na robótica educacional; órtese inteligente: Robótica como meio de auxílio na saúde; e estação meteorológica com sensor dht11.
VEJA MAIS
A estudante Ariele Nascimento, de 13 anos, participa da feira para apresentar o principal projeto criado pelos alunos da Escola Municipal Padre Marcos Sachawalder. “É um carrinho autônomo detector de obstáculos. Ele detecta obstáculos que estão perto da visão dele e ele emite um som, assim que ele se aproxima do obstáculo”, explica Ariele, ao acrescentar que o objetivo do carrinho é ajudar pessoas com deficiência visual.
O evento contará ainda com as presenças de convidados especiais que também estarão com stands expondo seus trabalhos na área da ciência e tecnologia educacional. São eles: Laboratório de Demonstrações da Universidade Federal do Pará (Labdemon-UFPA); Laboratório Didático de Ensino de Física (Labdef-UFPA); Robomind; Dogo Maker; Sesi- Santa Isabel e Universidade Da Amazônia (Unama).
A coordenadora pedagógica da Dogo Maker, Andressa Quadros, diz que esta geração de estudantes é a geração dos nativos digitais, portanto, os games podem ser ótimas ferramentas para ajudar a modernizar o ensino tradicional tornando o aprendizado mais interessante, divertido e atrativo. “A Sala interativa Gamer ou simplesmente Game Maker, como a chamamos, é um espaço antes de tudo educativo e inclusivo, um ambiente que oferece uma experiência imersiva no mundo dos jogos eletrônicos, bem como, na tecnologia e inovação. É um espaço de encantamento e criatividades, em que as pessoas poderão ter a experiência de jogar para se divertir e concomitante a isto ter a oportunidade de aprender de modo interativo e inclusivo”.
Para a coordenadora pedagógica da Semed, Joice Bahia, a perspectiva do município é colocar em destaque os alunos que estão engajados no projeto Robótica na Escola. “E, principalmente, divulgar para os munícipes que há tecnologia e inovação nas escolas municipais de Marituba, propondo inovações, sonhos e visões para um futuro profissional de tecnologia”.
Confira a programação da 1ª Feira de Tecnologia Educacional de Marituba:
30/08 (terça-feira)
09h: Abertura do torneio de Robótica
09h: Exposição de stands com protótipos das escolas municipais
09h: Distribuição de senha para entrada da sala interativa Game Maker
09h30m: Abertura da sala Interativa Game Maker
11h40m: Encerramento do torneio de Robótica (manhã)
14h: Início do torneio de Robótica (tarde)
16h40m: Finalização do 1º dia do torneio de Robótica
17h: Apresentação da animação “Robô AF Kromo”
18h: Encerramento
31/08 (quarta-feira)
09h – Abertura do Torneio de Robótica
09h – Exposição de stands com protótipos das escolas municipais
09h -Distribuição de senha para entrada na sala Interativa Game Maker
09h30m: Abertura da sala interativa Game Maker
12h: Encerramento do torneio de Robótica
12h15m: Apuração do resultado do 1º Torneio de Robótica
14h: Entrevista com os alunos participantes do torneio de Robótica no palco
15h: Discurso da Secretária de educação e autoridades municipais
16h: Apresentação da animação “Os Futuristas”
17h: Divulgação dos vencedores do 1° Torneio de Robótica
20h: Encerramento
Serviço:
1ª Feira de Tecnologia Educacional de Marituba (FETEDMA). Até quarta-feira (31), de 9h às 18h, no Ginásio Poliesportivo Municipal de Marituba, Br 316 s/n, bairro Centro, Marituba.