Lula no Pará: veja como foi a visita do presidente Lula a Abaetetuba
Lula afirmou estar muito contente com a volta das obras do programa de habitação e afirmou que pretende melhorar e expandí-lo. A ideia é aumentar as residências de 33 para 41 metros quadrados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no município de Abaetetuba, nordeste paraense, para entregar 222 unidades residenciais do programa "Minha Casa, Minha Vida". As obras estavam paradas há quase uma década e o evento de inauguração levou mais de quatro mil pessoas para o conjunto Eduardo Angelim, localizado no quilômetro 0 da rodovia PA-409.
Lula afirmou estar muito contente com a volta das obras do programa de habitação e afirmou que pretende melhorar e expandi-lo. Segundo o presidente, a ideia é aumentar as residências de 33 para 41 metros quadrados.
"Os apartamentos vão ter sacada. O conjunto habitacional vai ter uma biblioteca, para que as pessoas aprendam a ler e a metragem vai ser um pouco maior que 33 metros, vai ter 41 metros no mínimo", declarou, afirmando também que predente atender a classe média com o programa. Lula chegou no local do evento por volta de 10h30 e realizou entregas simbólicas das chaves a alguns beneficiários, que depois subiram ao palco para serem fotografados ao lado do presidente. Às 12h30, Lula deixou Abaetetuba de helicóptero com destino a Belém.
VEJA MAIS
Como foi a escolha de abaetetuba para o Minha Casa Minha Vida?
A escolha de Abaetuba para a visita de Lula não foi à toa: o município coleciona vitórias expressivas para o Partido dos Trabalhadores nas eleições presidenciais. Em 2022, Lula derrotou Jair Bolsonaro (PL) no município com 74,22% dos votos. A alta aprovação de Lula no município se fez presente com muitos apoiadores portando bandeiras e cantando canções clássicas do Partido dos Trabalhadores.
“A esperança é grande aqui na população abaetetubense e na região. Essa entrega é a reconstrução da esperança e simboliza que os nossos direitos estão voltando. É com alegria que eu estou aqui para recepcionar o Lula", destacou a deputada federal Dilvanda Faro (PT).
O presidente foi recepcionado pela prefeita Francineti Carvalho (PSDB), que apoiou Lula em 2022. Ela presentou Lula com um navio e um boneco com a figura do presidente, ambos feitos com miriti, artesanato símbolo do povo abaetetubense.
"Pela primeira vez na história de Abaetetuba temos um presidente no nosso município e a democracia é isso, a convivência com a diferença. Nesse momento o que deve imperar não são as diferençs partidárias e sim o nosso país", disse a prefeita. Ela também destacou a importância do Programa Minha Casa, Minha Vida para Abaetetuba, inclusive para a geração de emprego e renda no município.
Minha Casa, Minha Vida
O programa habitacional do governo federal foi retormado no dia 14 de fevereiro de 2023 e tem como meta contratar, até 2026, dois milhões de moradias. Entre as principais novidades está o retorno da Faixa 1, agora voltado para famílias com renda bruta de até R$ 2.640 (anteriormente, a renda exigida era de R$ 1.800). A ideia é que até 50% das unidades financiadas e subsidiadas sejam destinadas a esse público. Historicamente, o subsídio oferecido a famílias dessa faixa de renda varia de 85% a 95%.
"Acho que significa uma esperança da retomada dos programas sociais de interesse popular, porque além do Minha Casa, Minha vida, nós temos expectativa de termos, aqui, a universidade da região, e, com certeza, o Lula deve anunciar programas para infraestrutura geradores de emprego, em especial, nas rodovias federais em nosso estado", afirmou Airton Faleiro.