MENU

BUSCA

Junho Vermelho: campanha de doação de sangue tem início no Pará; veja como doar

Com o tema "Doe sangue e espalhe o amor", a campanha reforça o serviço de doação de em Belém e nas 8 unidades da instituição no Pará, nas cidades de Castanhal, Marabá, Santarém, Abaetetuba, Capanema, Altamira, Tucuruí e Redenção

O Liberal

O Junho Vermelho no Pará, campanha de conscientização sobre a doação de sangue, começou nesta segunda-feira (3), como iniciativa Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Fundação Hemopa). Com o tema "Doe sangue e espalhe o amor", a campanha reforça o serviço de doação de em Belém e nas 8 unidades da instituição no Pará, nas cidades de Castanhal, Marabá, Santarém, Abaetetuba, Capanema, Altamira, Tucuruí e Redenção.

O casal Lúcia Helena Moura e João Pedro Oliva, ambos universitários, de 19 anos, que aproveitaram a tarde do primeiro dia de campanha para exercer o gesto de solidariedade e amor ao próximo. Lúcia Helena conta que já doa sangue desde os 16 anos de idade – uma prática que já faz parte da família dela.

"Sempre foi uma vontade minha. Eu tenho uma irmã mais velha que também começou a vim desde os 16 anos. Acredito que a nossa mãe ser da área da saúde é uma grande influência pra gente”, comenta.

Já João Pedro doa há pouco tempo, mas, hoje em especial, ele veio com uma motivação a mais: “Eu comecei a doar sangue este ano. As primeiras vezes foi para poder ajudar mesmo as pessoas, mas hoje vim doar para a minha avó. É muito bom saber que a gente está podendo ajudar alguém”.

Para quem está em dúvida ou tem algum receio sobre a doação, Lúcia Helena encoraja: “Não tem muito o que ter medo, se não tiver medo de agulha. É muito tranquilo e gratificante saber que uma coisa tão simples, ficar sentado aqui, quinze minutinhos, pode ajudar tantas pessoas”.

Caminhada pela Vida

No próximo domingo (9), para simbolizar oficialmente o início da campanha, o Hemopa realiza a "Caminhada pela Vida". Será na Praça da República, em Belém, com concentração às 7h, em frente ao Theatro da Paz. Os participantes poderão concorrer a um sorteio no final do evento solidário.

Para agradecer e celebrar também a generosidade e o ato de amor dos doadores de sangue, serão realizadas programações especiais com atrações musicais com artistas regionais, gincanas solidárias entre instituições. Também será um dia dedicado a parabenizar os voluntários na data em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho.

VEJA MAIS

Campanha reforça serviço realizado ao longo do ano

O Hemopa realiza​ ​campanhas ao longo do ano para conscientizar e sensibilizar a sociedade para a causa solidária. Em junho, é considerado o mês da doação de sangue. O "Junho Vermelho" é uma iniciativa que objetiva conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Esse mês foi escolhido por ser um período comumente para estimular doações e por ser um mês que antecede as férias escolares e, consequentemente, de viagem familiares, ocasionando a redução de doações.

Nesta edição da campanha, 11 unidades do Hemopa estão envolvidas para atendimento a doadores voluntários. 

Onde doar sangue:

Hemocentro Belém
Av. Serzedelo Corrêa, nº 1725, Bairro Batista Campos
Segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h, e no sábado, das 07h30 às 17h.


Unidade de coleta do Castanheira
Rodovia BB-316, KM-01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira (em frente à entrada do Shopping Castanheira). Segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h, e no sábado, das 07h30 às 17h.


Unidade de coleta do Shopping Metrópole
Rodovia BR 316, nº 4.500, Km 04 - Coqueiro, Ananindeua - 
Segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h, e no sábado, das 07h30 às 17h.


Hemocentro Castanhal
Novo endereço: Rua Quincas Nascimento, nº 521, Bairro Saudade.
Segunda a sexta-feira, das 07h às 13h


Hemocentro de Santarém
Avenida Frei Vicente, nº 696, entre as alamedas 30 e 31 (Aeroporto Velho).
Segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.


Hemocentro de Marabá
Rodovia BR-230 (Transamazônica), Quadra 12, s/n (Agrópole do Incra).
Segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.


Hemonúcleo de Abaetetuba
Avenida Santos Dumont, s/n, Bairro São Lourenço.
Segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.


Hemonúcleo de Altamira
Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, Esplanada do Xingu.
Segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.


Hemonúcleo de Capanema
Rodovia BR-308, KM-0, s/n, São Cristóvão.
Segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.


Hemonúcleo de Redenção
Avenida Santa Tereza, s/n, Centro.
Segunda a sexta-feira, das 07h30 às 12h30.


Hemonúcleo de Tucuruí
Avenida Veridiano Cardoso, s/n, BR-422, Santa Mônica.
Segunda a sexta-feira, das 07h às 13h. 

Critérios para doar sangue

- Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial (carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho, passaporte, registro nacional de estrangeiro, certificado de reservista e carteira profissional emitida por classe). Também são aceitos documentos digitais com foto; 
- Estar em boas condições de saúde

- Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);

- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

- Pesar no mínimo 50 kg;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Estar bem alimentado.

Pará