Instituto Chico Mendes e pesquisadores lamentam queda de avião em Jacareacanga
Mortes dos geólogos Cristina Salvador e Ernesto Moeri, fundador do Instituto Ekos, repercutem nas redes
A morte do geólogo suíço e pesquisador Ernesto Moeri, presidente do conselho do Instituto Ekos Brasil, e da também geóloga Cristina Salvador, vítimas de acidente de avião ocorido na manhã de sábado (24), em voo entre Alta Floresta (PA) e Jacareacanga (PA), motivou manifestações de consternação e luto nas redes sociais. O motivo da pane na aeronave ainda é investigado.
Em nota publicada na tarde de segunda (25), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lamentou o falecimento do Ernesto Moeri, citando o geólogo como um "parceiro do ICMBio na gestão do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu".
LEIA MAIS:
- Polícia Civil abriu investigação após queda de avião em Jacareacanga
- Avião que caiu em Jacareacanga estava apto a voar, diz Anac
- Instituto Ekos divulga nota de pesar pela morte de geólogos em queda de avião
GEOLOGIA
Em postagem em um perfil nas redes sociais, Delcio Rodrigues, ex-diretor executivo do Instituto Ekos, declarou: "De todos os empresários que conheci na vida, Ernesto foi o que com mais sinceridade abraçava o conceito de sustentabilidade. Ele era apaixonado pela geologia, pela biodiversidade e pela diversidade dos povos indígenas brasileiros. Uma grande pessoa".
Rodrigues, que também foi ligado ao Instituto Akatu - e atuou como diretor de campanhas da ONG Greenpeace International e Greenpeace Brasil, além de ter atuado ainda como ex-assessor especial na Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e ex-consultor do Ibope Ambiental -, ainda lamentou a morte da geóloga Cristina Salvador, que também morreu no acidente. "Cristina Salvador era uma profissional incrível, fora da curva normal, uma das maiores especialistas que o Brasil tinha na remediação de solos contaminados. Outra grande perda".
Procurados pela redação integrada de O Liberal, instituições de conhecimento e com a atuação ambiental no Pará ainda não emitiram notas oficiais repercutindo o falecimento.
O empresário e geólogo Ernesto Mori e a especialista em remediação de solos Cristina Salvador morreram após caírem em avião que saiu de Alta Floresta (PA), por volta das 11h de sábado (25) com destino a Jacareacanga (PA). Por volta das 11h47, foi feito o último contato da aeronave. Os corpos foram encontrados na tarde de domingo (24).
Ernesto Moeri era suíço, geólogo e PhD pela Universidade de Berna (Suíça). Começou a carreira como geólogo de exploração mineral em países como Estados Unidos, Bolívia e Brasil. Em 1980 fundou a empresa Geoklock, referência em tecnologia ambiental e consultoria para soluções de sustentabilidade, e depois criou o Instituto Ekos Brasil - em agosto de 2001, com o objetivo de apoiar a preservação da biodiversidade e a promoção da sustentabilidade no País.