MENU

BUSCA

​Hospital Jean Bitar realiza mil cirurgias bariátricas pelo programa Obesidade Zero

A unidade também atende demandas de média e alta complexidade

O Liberal

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, alcançou neste mês de junho a marca de mil procedimentos bariátricos realizados dentro do programa Obesidade Zero, lançado em 2020 pelo Governo do Pará. A unidade presta serviços de média e alta complexidade, além de ser referência no tratamento da obesidade e na realização de cirurgias bariátricas.

Paciente contemplada com a milésima cirurgia, Maria Ediane Alves de Sousa, 43 anos, de Tailândia, município do nordeste paraense, relembra que sempre ouviu comentários preconceituosos e maldosos relacionados ao seu peso.

VEJA MAIS

Estado fortalece ações de prevenção à obesidade de crianças e adolescentes no Pará
Programa "Crescer Saudável" e "Estratégia Proteja" estão entre as iniciativas da Sespa para garantir segurança alimentar e nutricional dos jovens paraenses

Pará tem 23,5% de sua população obesa, segundo Ministério da Saúde; a maioria é mulher
A obesidade aumenta o risco de diminuição de expectativa de vida e torna as pessoas mais suscetíveis a doenças de um modo geral, quando comparado com o sobrepeso

Balão gástrico deglutível: como funciona, quanto custa e como combate a obesidade
Especialistas comentam técnica aprovada pela Anvisa já está disponível algumas clínicas. Entenda como funciona a nova técnica médica para emagrecer

“Passei por muito sofrimento, venho sofrendo com dificuldade de locomoção e muitas situações envolvendo bullying há 20 anos. Não foi fácil passar tudo o que passei, mas hoje estou grata a Deus por ter feito a minha cirurgia bariátrica”, disse.

O secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, celebrou a marca alcançada pelo programa Obesidade Zero: “Trata-se de um número muito especial, são mil pessoas transformadas por esse programa, que é referência não só no nosso estado. Faremos o que for possível para continuarmos proporcionando essas revoluções tão importantes nas vidas dos usuários que buscam o “Obesidade Zero”, destacou o titular da Sespa.

Especialista defende incentivo à atividade esportiva nas escolas, foco do Ministério dos Esportes
Aumento de obesidade e sedentarismo infantil são argumentos para criação de uma "identidade esportiva" em crianças.

Obesidade: advogada fala sobre os direitos da pessoa obesa
Atualmente, não existe um estatuto que trate exclusivamente das pessoas com obesidade, apenas um Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília

Para o diretor-executivo do Hospital Jean Bitar, Giovani Merenda, a realização de mil cirurgias entrará para a história da unidade e do tratamento da obesidade, por meio da cirurgia bariátrica no estado. “É especial para o HJB, sobretudo para a população do Pará e para os usuários do SUS, em especial, os usuários atendidos no Jean Bitar, por meio do programa. Muito nos orgulha pelo fato de o HJB fazer parte de um elenco de hospitais de todo o Brasil, que tem uma marca tão expressiva de cirurgias realizadas mensalmente”, comentou.

Para o cirurgião bariátrico respo​​nsável pela realização do procedimento, Carlos Armando Ribeiro dos Santos, a milésima cirurgia bariátrica, é mais que um número relevante, mostra o quanto o programa conseguiu agregar saúde, qualidade de vida e reintegração social às pessoas que foram submetidas ao procedimento. “Chegamos ao número de mil vidas salvas pelo programa. Não é o número em si que nos alegra. O que nos deixa felizes é saber que foram mil vidas transformadas, reintegração social e mais saúde”, explicou.

Pará