MENU

BUSCA

Governo inaugura neste sábado (5) Estação Cidadania que irá funcionar no 'Chapéu do Barata'

O monumento 'Memorial do Barata', construído em 1988, foi totalmente revitalizado e agora irá oferecer diversos serviços à população

Igor Wilson

O Governo do Pará inaugura neste sábado (05) uma Estação Cidadania que irá funcionar no Memorial Magalhães Barata, popularmente conhecido como ‘Chapéu do Barata’, no bairro de São Brás. O memorial, assim como a Praça da Leitura, foi totalmente reconstruído pelo valor de R$ 3,5 milhões, segundo o Executivo estadual. Com mais essa estação, Belém passa a ter seis estações cidadanias. Além dessas, a Seplad, secretaria responsável pela administração das estações, mantém outras cinco unidades no interior do Estado.

VEJA MAIS

“Estamos inaugurando a 11° unidade da Estação Cidadania no Pará, um espaço essencial para todos os moradores da Região Metropolitana. A obra reafirma o compromisso do Governo do Estado em facilitar o acesso aos serviços públicos, contribuindo para a cidadania e a qualidade de vida dos paraenses. Ao integrar história e modernidade, o espaço vai oferecer à população um leque de serviços de diversos órgãos estaduais em um só lugar, proporcionando maior acessibilidade e conforto”, explicou Renata Mirella Coelho, secretária de Estado de Planejamento e Administração.  

Para a secretária de cultura do Estado do Pará, Ursula Vidal, a devolução à população de Belém e do Pará do Memorial do Barata é a realização de um sonho da população. 

“É a realização de um sonho da população dessa cidade, porque eram mais de vinte anos de um equipamento público que era o retrato do abandono, e hoje a gente devolve a população com a área do entorno totalmente requalificada, um espaço seguro numa área da cidade com um grande trânsito de pessoas, é também um cartão de visitas importante para a entrada de Belém, para os visitantes, é mais uma obra que o governo do estado com a entrega de equipamentos públicos que qualifiquem a paisagem urbana, os serviços oferecidos pela população, mas, sobretudo, valorizem a memória e o patrimônio histórico da cidade", disse.  

O novo equipamento público terá ainda um espaço de memória. O monumento, construído em comemoração ao centenário do ex-governador, simboliza o capacete que Magalhães Barata usou em mais de 20 anos de governo, de 1930 a 1956. 

Pará