MENU

BUSCA

Governo do Pará prepara reabertura da Estação Cidadania de Santarém em novo endereço

A partir do dia 26 deste mês a unidade vai funcionar no Terminal Hidroviário de Santarém, até que sejam concluídas as obras da sede da Estação

Agência Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), finaliza os preparativos para a reabertura, em novo endereço, da Estação Cidadania de Santarém, no oeste do Pará. 

Desde o dia 18 deste mês de dezembro, o atendimento na unidade sede foi paralisado para o início das obras de reconstrução do espaço. Para seguir com os atendimentos à população, a Estação está sendo transferida para uma área nos altos do Terminal Hidroviário de Santarém, na Rua Araguarina, s/n, no bairro da Prainha. Esse novo espaço será reaberto ao público no próximo dia 26.

VEJA MAIS

Obras das Usinas da Paz entram na reta final em seis municípios do Pará
Obras em Marabá, Bragança, Castanhal, Abaetetuba, Cametá e Capanema estão com mais de 90% concluídas

Estação Cidadania de São Brás completa um mês com quase 700 atendimentos
Unidade que reúne serviços públicos funciona no Memorial Magalhães Barata, requalificado e entregue à população no dia 5 de outubro deste ano

Estações Cidadania em Belém já realizaram cerca de 240 mil atendimentos em 2024
Com a integração de serviços, o local permite que a população possa resolver diferentes questões em uma única visita, de maneira rápida e confortável

"Precisamos fechar a Estação para que a empresa responsável pela obra possa trabalhar de maneira mais segura e ágil. Enquanto isso, mudamos para o Terminal Hidroviário, que é um espaço muito bem localizado, climatizado, e que precisou apenas de pequenas intervenções", informou o coordenador de apoio às Estações Cidadania, Kleber Lara.

O coordenador acrescentou que a estimativa é de que as obras no prédio da Estação Cidadania durem entre 8 e 10 meses. "Então estaremos com todos os parceiros atendendo no local totalmente moderno, confortável, com tecnologia e acessibilidade para a população e os nossos servidores", complementou Kleber Lara.

A Estação Cidadania de Santarém conta com o atendimento de 23 secretarias estaduais e órgãos públicos parceiros, entre eles, o Detran, Polícia Civil, Iasep, Defensoria Pública, Sefa, Receita Federal, Seaster, Banpará, Procon, Cohab, Jucepa, Cartório de Protestos e serviços do Credcidadão, tudo em um só local. O equipamento seguirá funcionando na nova sede de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Como alguns dos serviços são realizados por agendamento, quem tinha atendimento marcado entre os dias 18 e 23, foi encaminhado para os órgãos originais para não perder a marcação.

"Quem agendou a emissão de RG, por exemplo, foi direcionado para algum órgão da Polícia Civil. O mesmo acontece com o Detran, Banpará e outros parceiros. As pessoas que precisarem não vão ficar desassistidas e podem procurar os órgãos-sede", destacou Kleber.

Reconstrução e modernização

Em outubro deste ano, o governador Helder Barbalho assinou uma Ordem de Serviço para o início das obras de reconstrução e modernização da Estação Cidadania de Santarém.

O novo espaço vai garantir maior conforto, acessibilidade e tecnologia na prestação de serviços e terá placas solares para abastecer o prédio com energia limpa e renovável. O local também terá um 'espaço kids' e seguirá com diversos serviços à população de Santarém.

Serviço:
O Terminal Hidroviário de Santarém, que abrigará a Estação Cidadania, a partir do dia 26 de dezembro, fica na Rua Araguarina, s/n, no bairro Prainha.

Pará