Governo do Pará faz maior entrega de títulos de terra da história de Viseu
O Regulariza Pará é o primeiro programa de regularização fundiária da história do município
O governo do Pará entregou, nesta sexta-feira (31), títulos de terra para 417 famílias de agricultores, em Viseu, no nordeste paraense. Cerca de 30 comunidades foram contempladas com a ação de moradia digna. A entrega foi feita pelo presidente do Instituto de Terras do Pará, Bruno Kono, em cerimônia realizada em Viseu.
“Hoje, com mais essa entrega, chegamos aos 1.237 títulos entregues aqui no município de Viseu. É a maior entrega dentro do município, e faz parte deste grande programa que reflete no Brasil que é o programa de regularização fundiária, que já alcançou 37 mil títulos de terras entregues para agricultores familiares, quilombolas, comunidades extrativistas e o produtor rural em todo o Pará”, pontuou Kono.
VEJA MAIS
Comunidades contempladas: Açaiteua, Basília, Biteua, Boca da Cibrasa, Braço Verde, Buçuquara, Cacoal, Caranã, Cedral, Curupaiti, Descoberta, Fazenda Real, Fazendinha, Itabiri, Itambá, Laguinho, Levada, Mirim, Monte das Oliviera, Piquiateua, Pititinga, Pitoró Grande, Puierão, Serra Azul, Sibrasa, Taboca Grande, Taboquinha, Timbá, Vila Cabeceira e Vila Nova Açaiteua.
Histórico
Somente em 2024, foram entregues 12.250 títulos de terra em 16 municípios paraenses. Em 2023, foram 5 mil títulos entregues. Na área fundiária, o Pará também se destaca como o Estado com o maior número de títulos coletivos entregues a comunidades quilombolas no Brasil. Em 2024, o Governo entregou 19 títulos coletivos, beneficiando 1.406 famílias, em 10 municípios.