MENU

BUSCA

Força-tarefa do Estado avança no combate a incêndios no Pará

As ações ocorrem em Santarém e municípios vizinhos

O LIBERAL

O Governo do Pará intensifica as ações de combate a incêndios florestais no município de Santarém, oeste do estado, e em municípios vizinhos. O fortalecimento da logística garante reforço, monitoramento e fiscalização operacional. A ação avança com 120 militares em cinco frentes de trabalho para acelerar o atendimento de ocorrências na região, que é monitorada via satélite, em tempo real, que garante uma resposta ágil e coordenada aos focos de calor.

Efetivo​

Desde o último sábado (30), as operações receberam um reforço, com o envio de 40 novos bombeiros, totalizando 120 profissionais na linha de frente. Além disso, oito novas viaturas e abafadores de incêndio foram incorporados às três que já estão em operação, com o suporte adicional de dois helicópteros no combate aéreo.

As operações diárias minimizam os impactos causados pelas chamas. Operações Fênix e Curupira completaram 50 dias de atividades intensas na região com equipes de fiscalização, que trabalham para combater as ilegalidades ambientais, por meio de ações integradas entre Secretaria de Meio Ambiente e Forças de Segurança.

VEJA MAIS

Previsão do tempo aponta aumento de chuvas em dezembro em todo o Pará
Com o fim da seca, queimadas devem amenizar na região Metropolitana de Belém, Nordeste e no Tapajós

Fumaça intensa surpreende moradores de Belém na madrugada deste sábado (30)
Odor forte seria reflexo das queimadas no Pará, que registra altos índices de desmatamento e incêndios florestais.

Governo reforçará combate a incêndios florestais e apresenta novas ações em Santarém
Após reunião com Corpo de Bombeiros Militar, Estado anunciou envio de novas viaturas para a região

Ações emergenciais

Diante do cenário atípico de queimadas enfrentado em 2024, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) adotou medidas extraordinárias, como a decretação de emergência ambiental em agosto, proibindo o uso de fogo para manejo de áreas e implementando o Plano Estadual de Ações de Combate à Estiagem, Queimadas e Incêndios Florestais (PAEINF 2024). Esse plano ampliou o efetivo militar em 66% e promoveu ações de salvamento, combate a incêndios e assistência humanitária. Apesar dos desafios climáticos, o Pará registrou avanços expressivos na preservação ambiental, como a redução histórica de 28,4% no desmatamento este ano, conforme o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES) Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), equivalente a uma diminuição de 937 km².

Previsão de chuvas

Com a chegada do inverno amazônico, é aguardada uma redução dos efeitos da estiagem, que deixam a vegetação mais sensível ao uso do fogo. Segundo a Semas, apesar de algumas regiões do estado já apresentarem padrão de chuvas características do período chuvoso, o estado ainda não está com período chuvoso estabelecido, o que deve ocorrer a partir da segunda quinzena do mês de dezembro.

Pará