MENU

BUSCA

Filhotes de onça-parda resgatados no Pará são levados a centro para reintrodução na natureza

Os animais foram encontrados em Itaituba, sudoeste paraense, no dia 24 de junho, por trabalhadores de empresa portuária da região

Lívia Ximenes

Dois filhotes de onça-parda (Puma concolor), resgatados em Itaituba, Pará, foram levados a Belém para tratamento e adaptação em centro especializado. Os animais, uma fêmea e um macho, passarão por processos de reintrodução na natureza até estarem aptos para o retorno ao habitat natural. Eles foram encontrados no dia 24 de junho.

VEJA MAIS

Naurú e Piatã tinham cerca de dois meses de vida e, caso permanecessem no local, haveria poucas chances de sobrevivência. Em relação à mãe, não há informações, mas especula-se que tenha sido vítima de caça ou atropelamento. Eles foram levados, a princípio, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

Devido às poucas condições de manutenção dos animais no local, o time do ICMBio buscou por instituições próximas que pudessem recebê-los. Assim, a mais perto foi encontrada: o Centro Amazônico de Herpetologia, em Benevides. A 40 quilômetros de Belém, o centro possui recinto de 70 metros quadrados para os animais.

Naurú e Piatã foram levados de Itaituba a Belém por avião, visto que a viagem por estrada duraria cerca de dois dias. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) intermediou o contato do ICMBio com a companhia aérea Azul. Os filhotes já estão sob os cuidados do Centro Amazônico de Herpetologia.


(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)

Pará