Filhote de gavião-real é resgatado em Porto de Moz após se chocar com fiação elétrica
O filhote foi transportado nesta quinta-feira (15), para Altamira, no sudoeste paraense, onde foi submetido à avaliação de veterinários
Um filhote de gavião-real (Harpia harpyja), ave de rapina mais imponente do Brasil e maior águia das Américas, foi resgatado na quarta-feira (14), em uma reserva sustentável extrativista no município de Porto de Moz, no oeste do Pará. A ave, que é uma das mais fortes do planeta, foi atingida por um disparo de arma de fogo, ferindo uma das asas.
A ave foi entregue à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto de Moz (Sema) por um cidadão que não se identificou. Segundo o relato, ele encontrou a ave ferida e levou para casa. Representantes do órgão então acionaram o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).
O filhote foi transportado nesta quinta-feira (15) para Altamira, no sudoeste paraense, onde foi submetido à avaliação de uma equipe de veterinários. Posteriormente, a ave foi levada para o BioParque Vale Amazônia, em Parauapebas, no sudeste do Pará, onde receberá tratamento especializado. Esse é o primeiro passo para determinar se o animal poderá ser reintegrado à natureza.
"Ela foi atingida provavelmente há cerca de dez dias. Agora está no veterinário em Altamira, onde foram feitos atendimento médicos e possivelmente amanhã levaremos para Carajás, se o veterinário liberar para a viagem", explicou um dos agentes ambientais que trabalhou no resgate e que prefere não ser identificado.
VEJA MAIS
O gavião-real, também conhecido como Harpia, é uma espécie vulnerável à extinção e está incluída no Plano de Ação Nacional para a Conservação de Endêmicas e Ameaçadas de Extinção da Fauna da Região do Baixo e Médio Xingu (PAN Xingu). Este plano foi desenvolvido em uma parceria entre a Norte Energia, o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que também administra o BioParque Vale Amazônia.
Considerada a águia mais forte do mundo, a Harpia harpyja possui um bico potente, garras maiores que as do urso pardo americano e pernas tão grossas quanto o punho de um homem adulto.