MENU

BUSCA

Estado entrega mais de 150 títulos de terra em Igarapé-Açu

Desde 2019, já foram entregues mais de 1.100 títulos para Igarapé-Açu e 35 mil em todo o Estado do Pará

Agência Pará

O Governo do Pará entregou, nesta terça-feira (14), para o município de Igarapé-Açu, na Região de Integração do Guamá, 154 títulos de terra. Os benefícios foram entregues pela governadora em exercício Hana Ghassan, ao lado do prefeito Xoro Pardal. 

“É o título tão sonhado e esperado por vocês. Quero dizer a essas 154 famílias que estão recebendo hoje o título que é mais do que um papel, é a segurança de que essa terra é sua e ninguém tira mais. Com ele, vocês vão poder acessar crédito para melhorar a produção e, a partir de hoje, ter a sua terra valorizada porque agora vocês têm documentado. Quero parabenizar o Iterpa, já são 35 mil títulos entregues e mais os 154 de hoje. Portanto, são 35.154 títulos entregues nesse Pará, porque entendemos que o trabalho é a força do nosso povo paraense”, ressaltou a governadora em exercício Hana.

VEJA MAIS

Polícia prende suspeito de matar membros do MST em assentamento
Ataque armado deixou dois mortos e seis feridos

Moraes diz que plataformas continuarão no Brasil se respeitarem a lei
“A nossa justiça eleitoral e o nosso Supremo Tribunal Federal já demonstraram que aqui é uma terra que tem lei. As redes sociais não são terras sem lei", disse o ministro.

As famílias beneficiadas são das localidades do Curi, Angulação, Abacate, Cumaru, São Luizinho, São Matias, Tv. do 32, Montenegro, Mangueirão, Pajurá, Vila São Jorge, entre outras.

Dona Bibiana Dias da Cruz é agricultora e está feliz com o título que irá garantir mais segurança para o seu futuro e do seu filho. “Eu sou do Tapiaízinho e a minha expectativa é grande, é imensa porque é um privilégio para gente. Tantos anos morando sem documento da terra e esse ano o governador está nos presenteando”, pontuou a agricultora.

A iniciativa é realizada por meio do Regulariza Pará, o maior programa de regularização fundiária em todo o Brasil, coordenado pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa). 

Quem também recebeu o benefício foi a dona de casa Ana Lúcia de Vasconcelos. “Eu moro no quilômetro 18 de Igarapé-Açu e há muitos anos esperava por esse momento e graças a Deus vai ser realizado. Uma emoção muito grande e estou muito feliz, e hoje vai dar certo”, disse a dona de casa. 

Conceder titularidades definitivas de terras faz parte da missão do Iterpa de promover a política de regularização fundiária. Os títulos de propriedade garantem segurança jurídica sobre a terra e acesso a direitos civis e sociais.

“Esse é um momento muito importante para a agricultura familiar do nosso município, porque além de dar o título de terra, movimenta a economia de Igarapé-Açu, pois através dessa regulação, o pessoal pode ir no banco fazer seu empréstimo, seu custeio para poder aquecer a economia familiar e o giro de recurso da nossa cidade”, disse o gestor municipal Xoro Pardal.

Pará