Plataforma livre oferece números oficiais da covid-19 no Pará
A iniciativa é voluntária e os dados são organizados e sistematizados em planilha e disponíveis para downloads
Nesse cenário de pandemia do novo coronavírus, a população conta com uma nova ferramenta digital para fácil acesso aos números da covid-19 em todos os 144 municípios do Pará. É a Plataforma de Monitoramento de Covid-19 no Pará, que é de livre acesso, está em constante atualização e no ar há seis dias.
A criação e alimentação das informações no site, a partir de dados oficiais da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), é uma iniciativa voluntária de uma empresa com expertise em espacialização de dados. Ela atua no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), em Belém. O Parque pertence ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet).
Cesar Diniz, sócio-fundador da Solved – Soluções em Geoinformação, explica que a plataforma foi construída para visualização em celulares, desktops e notebooks. Ele enfatiza que ela é simples e facilita a compreensão da real situação instalada pela covid-19 no Pará. Dá acesso histórico aos dados estatístico da covid-19 no estado, onde os dados da Sespa estão organizados, agregados, sistematizados em planilha e disponíveis para downloads.
"A ideia está em agregar valor espacial e estatístico às informações da Sespa - muitas repassadas via Twitter. Nada contra a comunicação pelo Twitter, mas quando é assim não é possível concentrar os dados em uma única planilha e acessível para todo mundo. Os dados ficam espalhados em pequenas frações de imagens disponíveis em posts. O que fizemos foi contabilizar esses dados públicos, criamos mecanismo de acelerar a contabilização, transformamos todos os boletins em um banco de dados, espacializamos e monitoramos isso. Qualquer pessoa, que tenha acesso à internet, pode saber com detalhes sobre os casos por município do Pará"", frisa o sócio-fundador da empresa, que conta com cinco funcionários.
Para ele, a plataforma contribui também para diminuição das correntes de “Fake News” (notícias falsas), que circulam na internet, principalmente nas redes sociais. "O site dá viabilidade e facilidade de uso aos dados oficiais da Sespa e ajudam nesse combate. As 'Fakes News' só atrapalham os médicos, enfermeiros, governantes e a nós mesmos, dificultando nossa compreensão sobre o coronavírus e nossa batalha contra a covid-19", afirma Diniz, que é oceanógrafo e especialista em dados espaciais.
Por enquanto, o site oferece aos internautas informações sobre os números totais, no Pará, dos casos confirmados, em análise, os descartados e as mortes, e a curva acumulada de casos confirmados no Estado. Além dos casos por faixa etária e gênero. Já por municípios estão disponíveis informações a respeito dos casos confirmados e os óbitos.
Mas a meta dos cinco criadores da plataforma é disponibilizar no site informações ainda tidas como dilema de acesso a dados no Brasil e no Pará, como comorbidades anteriores dos pacientes, número de leitos totais por município, número de leitos vagos, quantidade de respiradores, quantidade de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quantidades de testes totais de covid-19, quantidade de testes diários. "Isso, sim, forneceria toda a gama de informação necessárias para apoiar a tomada adequada de decisões de politicas públicas", afirma o especialista em dados espaciais.
O monitoramento da plataforma pela empresa vai ocorrer até que o cenário de pandemia esteja sanado, seguindo o ritmo de divulgação de dados oficiais pela Sespa.
A plataforma é de livre acesso e permite o download de todos os dados nela contidos.
Para mais informações acesse aqui e aqui