Diretoria confirma romaria fluvial no Círio de Marabá
Traslado depende do nível das águas do Rio Tocantins para acontecer e já deixou de ser realizado por dois anos, por conta da seca do rio.
A realização da romaria fluvial, umas das mais aguardadas pelos romeiros no Círio de Marabá, foi confirmada hoje (7) pelas autoridades. Todos os anos, na semana que antecede a festa, realizada sempre no terceiro domingo de outubro, homens do Exército, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil realizam uma vistoria para avaliar a profundidade do Rio Tocantins e se é seguro realizar o traslado pelas águas.
VEJA MAIS
"Em um passado recente, tivemos que cancelar a realização da romaria fluvial em 2014 e 2015 por conta do nível das águas, que era muito baixo. Por isso, preferimos convidar as autoridades para dar um parecer técnico que nos ajude a definir se haverá ou não o Círio fluvial. A nossa prioridade é a segurança dos romeiros", afirmou o bispo Dom Vital Corbellini.
Trajeto
A romaria fluvial acontece no sábado (15), com saída às 17 horas, do Porto das Mangueiras, na Nova Marabá. A previsão da diretoria é que o percurso seja feito em 1h30min até a rampa da Colônia de Pescadores Z30, na Marabá Pioneira, e então siga para a Catedral Diocesana.
Para o Corpo de Bombeiros, mesmo atestando a segurança do percursos fluvial, é necessário que os romeiros e donos de embarcações atentem para as orientações de segurança. "O Círio é realizado em uma época de altas temperaturas e o nível do Rio Tocantins costuma estar muito baixo. Então, por questões de segurança, sempre pedimos que as embarcações sigam em fila indiana e que os romeiros evitem barcos com calado muito grande", explica do Subtenente Aurino, do Corpo de Bombeiros Militar.