MENU

BUSCA

Dificuldade para engolir pode estar ligada à ansiedade e depressão; veja o que diz especialista

A disfagia pode ter diversas causas físicas, mas o que muita gente não sabe é que ela também pode ser emocional

Thaís Neves

Deglutir ou engolir alimentos é um ato bastante normal e que acontece de forma automática desde a vida fetal. Nós só conseguimos detectar algum problema no exato momento em que ele passa a incomodar, isto é chamado de disfagia. A disfagia pode ter diversas causas físicas, mas o que muita gente não sabe é que ela também pode ser emocional.

Mas, o que é disfagia emocional?

A disfagia emocional é a dificuldade para engolir devido a doenças emocionais, como ansiedade, depressão, estresse, elas causam dificuldade devido a sensação de aperto na garganta.

A psicóloga e neuropsicóloga Joelma Martins, explica que pessoas ansiosas ou depressivas apresentam inúmeros sintomas que envolvem estômago, esôfago, faringe e garganta, órgãos ligados a deglutição. "A nossa mente e o nosso corpo são uma totalidade, um interfere no outro. Diante de um quadro de ansiedade onde tem preocupação, medo, estresse e tensão, irão ocorrer sinais físicos que esse organismo está disfuncional", diz.

VEJA MAIS

Disfagia: covid-19 envidenciou problemas relacionados ao trato digestivo em pacientes idosos
A condição afeta de 70% a 90% da população acima dos 60 anos; prevenção é a melhor opção para diminuir a flacidez muscular 

Ainda segundo a especialista, a disfagia emocional é um sintoma que acontece devido a dificuldade de mastigar, da falta de ar, de engasgos e de tosse. A profissional ainda alerta sobre a necessidade de buscar um equilíbrio para esse organismo.

Qual tratamento para disfagia emocional?

Joelma afirma que o tratamento indicado para o problema é a psicoterapia. "Através do autoconhecimento há uma melhor compreensão das emoções e do funcionamento desse organismo. Você pode ressignificar determinados comportamentos e atos para que você tenha uma vida mais equilibrada", finaliza.



 

Pará