Detran flagrou mais de 500 veículos em excesso de velocidade no primeiro fim de semana de julho
Salinópolis teve maiores ocorrências entre 700 multas. Balanço mostra que fluxo de veículos foi intenso em direção a balneários
No primeiro final de semana da Operação Verão 2020, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) registrou mais de 500 veículos que excederam o limite de velocidade, a partir de imagens dos radares portáteis, manuseados por agentes do órgão nas estradas estaduais, confirmou este domingo o órgão de trânsito. O balanço ainda é parcial. Após análise das imagens para confirmar as características do veículo e a veracidade do registro, os proprietários que cometeram a infração serão notificados. O local com maior registro foi Salinópolis, no nordeste do Estado.
O Detran confirmou que o fluxo de veículos foi intenso neste primeiro final de semana de veraneio. O órgão mobilizou mais de 230 agentes de educação e fiscalização para atuar em vários municípios e garantir a segurança viária. O trabalho consistiu em ordenar o fluxo nas estradas e acessos aos balneários e assegurar o cumprimento das medidas de enfrentamento da covid-19 - conforme decreto estadual e as diretrizes dos municípios.
Barcarena, Santarém e Salinas no topo
O fluxo mais intenso nos primeiros dias de julho foi em Salinópolis, em Barcarena (na Praia do Caripi) e em Santarém. Até este último domingo havia registro de três acidentes, com danos materiais, nos quilômetros 8, 12 e 18 da rodovia BR-316. Outro registro foi feito em Barcarena - onde o causador do acidente foi apresentado à autoridade policial por estar alcoolizado.
Até o final da tarde deste domingo (5), mais de 700 autuações por infração de trânsito foram aplicadas aos condutores, em sua maioria, motociclistas que não usavam o capacete e passageiros sem o cinto de segurança - equipamentos de uso obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para garantir a segurança viária dos usuários.
Operação Lei Seca se mantém
Os agentes de fiscalização também estão empenhados na Operação Lei Seca, cujo objetivo é combater a combinação entre álcool e direção. Até domingo, 15 autuações e 8 prisões por alcoolemia foram registradas pelo Detran: 4 condutores em Salinas, 1 em Belém e outros 3 em Barcarena foram presos por dirigir sob o efeito de álcool.
“O nosso foco principal é preservar a integridade física e a vida das pessoas nas vias. Nossas fiscalizações visam a coibir os excessos de velocidade e a nociva combinação de álcool e direção, principalmente nesta época do ano. Estamos trabalhando para reduzir os riscos e que as pessoas voltem em segurança para suas casas”, ressalta Ivan Feitosa, coordenador de operações do Detran.
Ações educativas
Paralelamente às ações de fiscalização, agentes de educação também promovem orientação e conscientização em quatro municípios. Apenas na manhã deste domingo (5), na praia do Atalaia, em Salinópolis, cerca de 161 veículos foram abordados e mais de 500 condutores e passageiros orientados quanto aos fatores de risco, saúde e segurança no trânsito.
Desse total, 45 passageiros estavam sem o cinto de segurança; 19 condutores conduziam o veículo usando sandálias; 9 veículos com bebidas alcoólicas; 81 condutores sem máscara e 153 passageiros sem o equipamento essencial de proteção em época de pandemia. O Detran também faz o controle dos protocolos sanitários de segurança em decorrência da covid-19.
A atuação dos agentes do Detran na Operação Verão vai até 3 de agosto, com fiscalização e trabalhos educativos nas vias de acesso aos principais balneários da Região Metropolitana de Belém e dos municípios do interior.
O fluxo, no início da noite deste domingo (5), na rodovia BR-316, era bastante intenso devido à chuva que caiu à tarde. Foi feita a inversão de uma das faixas do sentido Interior-Capital para assegurar melhor fluidez e evitar pontos de lentidão. A inversão se iniciou por volta de 16h. O Detran dispõe de 45 agentes em regime de revezamento nas rondas nos 18 primeiros quilômetros da BR-316.