MENU

BUSCA

Veja quais são os benefícios da corrida de rua para idosos

Conheça a história do Seu Reis, 73 anos, e da dona Luiza, de 65 anos. Atletas de Castanhal que colecionam medalhas e esbanjam vitalidade

Patricia Baía / O Liberal

“A corrida de rua salvou a minha vida. Eu passei a gostar de mim e tudo começou a ter sentido novamente”, disse a dona Luiza Leal de 65 anos, que desde 2021 pratica corrida de rua. Dona Luiza era sedentária e a única atividade que costumava fazer era a caminhada de Castanhal até Belém, pela Romaria de Nossa Senhora de Nazaré, no mês de outubro. “Caminhei por 25 anos e era a única atividade que fazia. Hoje eu continuo indo até Belém na época do Círio, mas é correndo”, contou.

VEJA MAIS

Já são mais de 400 medalhas conquistadas ao logo da carreira, além de diversos troféus, mas seu Reis tem um carinho especial pela medalha da sua participação na maratona de São Silvestre.

“A São Silvestre tem um valor e uma representação muito especial para qualquer corredor e ter participado dela com mais 60 anos é melhor ainda”, destacou.

Para o corredor, além de saúde e disposição a corrida proporciona um bem estar chamado alegria.

“As pessoas falam que eu estou sempre de bem com a vida, com sorriso no rosto e eu explico que isso tem a ver com a corrida. Ela me proporciona uma paz e uma alegria que acaba me deixando sempre zen”, observou.

O educador físico Aldo Barbosa, trabalha há cerca de 10 anos com a preparação física de idosos e explica que o primeiro benefício que a atividade agrega a vida de uma pessoa idosa é a autoestima.

“Já é uma fase que ele está perdendo muitas coisas, como a força e a prática de um exercício ou esporte traz isso de volta e com isso a autoestima melhora bastante. E treinar e se movimentar tem ser para a vida toda. Dessa forma os idosos conseguem ter mais qualidade de vida até o último dia de vida porque tudo melhora”, explicou.

 

Pará