MENU

BUSCA

Coquetel de boas-vindas celebra a chegada do Festival LED em Belém

A programação oficial começa nesta quarta-feira (27) na Estação das Docas, das 9h às 20h, com entrada gratuita

O Liberal

Um coquetel de boas-vindas foi realizado na noite desta terça-feira (26) no Hotel Quinta das Pedras, no bairro da Cidade Velha, em Belém, para marcar a chegada do Festival LED, que acontece pela primeira vez na capital paraense. O evento reuniu personalidades da comunicação; diretores do Grupo Liberal, entre eles a diretora comercial, Rose Maiorana; da TV Globo, como Cristovam Ferrara, de Valor Social; artistas locais, além de convidados especiais.


O Festival LED — Luz na Educação é uma iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho, com apoio da TV Liberal, Canal Futura e Sebrae. Inserido no Movimento LED, o evento busca fomentar práticas educacionais inovadoras que transformam vidas em todo o Brasil.

A programação oficial começa nesta quarta-feira (27) na Estação das Docas, das 9h às 20h, com entrada gratuita. O evento trará mais de 25 palestrantes, divididos em cinco grandes debates, envolvendo especialistas, educadores, artistas e empreendedores. Entre os destaques estão nomes como Fafá de Belém, Thaynara OG, Sandra Annenberg, Dona Onete, Milton Cunha, Poliana Abritta e Mítico.

Cristovam Ferrara, diretor de Valor Social da TV Globo, destacou a relevância do Festival LED para Belém, que será sede da COP 30. “A COP 30 abre nossos olhos para a gente ver, reconhecer Belém e toda a importância cultural. Importância para a educação brasileira. Nosso objetivo é chegar antes da COP 30, deixar um legado para depois e continuar promovendo esses eventos nos próximos anos. É reconhecer o papel da cultura paraense na educação brasileira”, afirmou.

O carnavalesco e apresentador da TV Globo, Milton Cunha, também destacou o potencial cultural da capital paraense. “Belém é um caldeirão cultural capaz de produzir uma cultura muito específica e rica. O LED lança luz sobre o conhecimento, sobre a didática de ensinar. É um olhar que sai do eixo sudeste e vem para Belém, mostrando como a sabedoria local pode inspirar novos modos de pensar e ensinar”, declarou.


Para Fernando Nascimento, superintendente da TV Liberal, o evento é especial por ser o primeiro Festival LED realizado fora do eixo Rio-São Paulo. “Das 128 afiliadas, somos a primeira a trazer o festival para outra região, valorizando o DNA do projeto, que visa instrumentalizar a educação no país”, afirmou.

Alan Vale, diretor financeiro do Grupo Liberal, ressaltou a importância de expandir a educação além dos limites tradicionais. “Esse evento transcende a sala de aula. Nossa expectativa é que ele traga bons frutos e que possamos repetir o projeto no próximo ano”, desejou.

Vinícius Volpi, diretor de programação da TV Liberal, destacou o impacto social do festival. “O LED não apenas mostra empreendedorismo, mas dá visibilidade à força das comunidades e favelas. Ele transforma histórias e inspira mudanças na sociedade”, pontuou.

Dona Onete, uma das atrações do evento, comentou sobre sua felicidade em participar do festival e o orgulho de representar o Pará. “Que bom que conseguimos furar essa bolha. Amanhã estarei na mesa, vou falar e cobrar, porque o Pará precisa ganhar o mundo. Já ganhamos, mas precisamos desbravar muito mais”, afirmou a artista.

Pará