MENU

BUSCA

Conheça Isacc Newton, estudante de Abaetetuba aprovado na Uepa e UFPA

O nome do jovem não passou despercebido pelos internautas pela semelhança com o renomado matemático e físico inglês Isaac Newton

Fabyo Cruz

O estudante Isacc Newton Dias Rodrigues, 18 anos, natural de Abaetetuba, município do nordeste paraense, foi um dos aprovados no vestibular de 2024, nos cursos de licenciatura em física, pela Universidade do Estado do Pará (Uepa)/Campus Barcarena, e matemática, na Universidade Federal do Pará (UFPA)/campus Abaetetuba. Durante a divulgação do listão da Uepa, no último dia 26 de janeiro, o nome do calouro não passou despercebido pelos internautas pela semelhança com o do renomado matemático e físico inglês Isaac Newton, considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos e figura-chave na Revolução Científica.

VEJA MAIS

Não é preciso dizer que, ao receberem a notícia de que o filho havia sido aprovado na Uepa, os pais ficaram emocionados. A mãe logo tratou de preparar o famoso trote de aprovação. O filho resistiu à tradição da raspagem do cabelo, porém, não conseguiu fugir das ovadas e do banho de trigo. Professores e amigos também compartilharam da alegria ao saber da conquista do jovem calouro. 

Isacc conta que costuma se apresentar na escola e em outros lugares apenas pelo prenome, mas, ao descobrirem do seu nome completo, as pessoas geralmente ficam curiosas para saber de onde veio. “Dificilmente as pessoas sabem o meu sobrenome, então, os que ficam mais curiosos são normalmente os professores, na hora da chamada. Quase sempre eles demonstram uma reação de surpresa”, disse o estudante.  

O calouro completou o ensino médio no ano passado, na escola São Francisco Xavier, no bairro Centro, de Abaetetuba. Ele conta que sempre teve afinidade com as disciplinas geografia, história, matemática e física, e que não ficou surpreso com a aprovação no vestibular, pois, foi um aluno muito aplicado nos estudos. "Eu tinha bastante confiança em um resultado positivo", diz, mesmo tendo sido a primeira vez que prestou as provas do vestibular.

A professora de redação Maria Domingas Ferreira de Sales, 53 anos, que deu aulas para Isacc, revela que ele é bastante tímido, porém, muito dedicado aos estudos. “Respeitando as individualidades, posso dizer que o Isacc Newton é um jovem de personalidade muito marcada. Veio para o nosso curso pelas ‘próprias pernas’, quando a turma já estava na metade do caminho. Inicialmente, ele aceitava com reservas as nossas orientações. Depois de algumas aulas, ele foi entendendo as nossas metodologias de produção textual às quais logo aderiu: passou a produzir mais e a participar das oficinas de texto que desenvolvemos, apesar do curto tempo de que dispúnhamos. Isso é claro sinal de que ele não ‘pisa em falso’ e seja qual for a sua escolha acadêmica, certamente vai abraçar os estudos com a mesma força que o fez chegar até aqui”, afirmou.

Pará