MENU

BUSCA

Conheça as delícias da dona Naza, cozinheira de 'mão cheia' de Santarém

O menu apresentado é uma deliciosa entrada de caranguejo fresco cozido na água, sal e limão e de prato principal o Tambaqui assado na brasa

Ândria Almeida

O Cozinha Tapajônica apresenta nesta edição a culinária feita pela chef  Maria Nazaré Pantoja, conhecida como “Dona Naza”. Ela é aquela famosa cozinheira de “mão cheia”, de aprendizado passado por gerações da família. O menu apresentado foi de uma deliciosa entradinha de caranguejo fresco cozido na água, sal e limão e de prato principal o peixe Tambaqui assado na brasa.

VEJA MAIS

Após ser lavado e morto o caranguejo é colocado na água fervente, onde é cozido em água, sal, limão por cerca de 5 minutos depois que levantar fervura.

Para acompanhar a entrada, dona Naza preparou um vinagrete de feijão de Santarém, conhecido como feijão manteiguinha e farofa torradinha.

O caranguejo é finalizado com chicória a gosto, com a opção de ser servido no caldo de tucupi, moqueca ou caldo temperado.

Tambaqui assado

O peixe é desossado, temperado com uma pasta feita pela casa com ingredientes naturais à base de alho, cebola, pimenta de cheiro, limão e sal.

O peixe é levado a brasa e após ser assado é servido acompanhado de arroz branco, farofa, pirão amanteigado, vinagrete de feijão de Santarém preparo com cebola, cheiro verde e tomate, banana pacovã e macaxeira frita.

O sabor do limão penetra na carne do peixe e traz uma deliciosa acidez para o prato que combina muito com o agridoce da banana. O vinagrete de feijão tem sabor que traz leveza e refrescância para o prato.

Pará