MENU

BUSCA

Comportas da nova Tamandaré ajudam a resolver alagamentos históricos em Belém

Projeto do Governo do Pará inclui obras de urbanização e sustentabilidade para transformar a região

Jamille Marques | Especiel em O Liberal

Uma das etapas mais importantes da obra da Nova Tamandaré, em Belém, foi concluída e já está ajudando a resolver o problema de alagamentos na área próxima ao canal da Avenida Almirante Tamandaré, no bairro da Cidade Velha. Segundo informações divulgadas pela Agência Pará, a instalação de cinco comportas hidráulicas está controlando o fluxo das águas durante a maré alta e ajudando a preparar o local para o período de chuvas intensas. A intervenção faz parte dos preparativos para a Conferência do Clima (COP 30), que será realizada em Belém em novembro.

Segundo a engenheira Thais Ribeiro, da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), responsável pelo projeto, as comportas funcionam automaticamente para impedir a entrada de água da maré no canal. “Quando a maré da baía começa a subir, as comportas fecham, evitando que o excesso de água entre no canal. Isso resolve os alagamentos que costumavam ocorrer no entorno. Já percebemos que o problema foi sanado, inclusive no início deste ano com as chuvas”, explicou.

VEJA MAIS

Nova Tamandaré: canal vai virar parque moderno com terminal hidroviário
Investimento milionário será uma das estruturas da COP 30, no ano de 2025, em Belém

Belém ganhará novo parque linear na Avenida Tamandaré
A avenida também receberá serviços de reconstrução

Para quem mora na área, o impacto já é visível. A dona de casa Eunice Silva, que vive próxima ao canal, conta que as ruas Ângelo Custódio e as travessas São Francisco e São Pedro alagavam frequentemente com a maré alta, mas isso mudou. “Agora, os alagamentos acabaram. Antes, era difícil sair e voltar para casa, e o trânsito ficava muito ruim. A obra trouxe resultados práticos”, comemorou.

Além das comportas, o projeto inclui a construção de uma Estação Elevatória de Drenagem, que evitará transtornos em casos de chuvas fortes combinadas com maré alta. A água acumulada será bombeada para a baía, minimizando o risco de inundações.

As obras da Nova Tamandaré estão 48% concluídas e envolvem cerca de 350 trabalhadores. O cronograma inclui a construção de passarelas para um parque linear, 2,5 quilômetros de pavimentação asfáltica, melhorias no sistema de esgotamento sanitário, paisagismo, ciclovias e áreas de lazer, como playgrounds, academias ao ar livre e espaços de convivência. A revitalização também integra a Praça Onze de Junho ao novo Terminal Hidroviário da Tamandaré, reforçando o papel histórico e social da avenida para a comunidade.

O projeto é uma grande intervenção urbana promovida pelo Governo do Pará para melhorar a mobilidade, o lazer e a qualidade de vida na região, além de contribuir para a sustentabilidade da cidade.

Pará