MENU

BUSCA

Como ir para Salinas usando a Rota Turística Belém-Bragança

A Rota Belém-Bragança é um roteiro turístico que passa por alguns dos municípios do Pará, com igarapés e pontos históricos

Hannah Franco

Cansado das mesmas rotas de sempre nas férias? Que tal aproveitar o verão para conhecer o Pará de um jeito diferente? A Rota Turística Belém-Bragança oferece 223 km de paisagens com muitos igarapés pelo caminho. Salinas, um dos destinos favoritos dos paraenses, pode ser facilmente acessado por esse trajeto.

O percurso segue o antigo trajeto da Estrada de Ferro Bragança e passa por cidadezinhas, igarapés de águas cristalinas e uma rica biodiversidade. A estrada é pavimentada e de fácil acesso.

VEJA MAIS

A Rota Turística Belém-Bragança, com seus 223 km, refaz o caminho da antiga Estrada de Ferro Bragança (EFB), que marcou o Ciclo da Borracha na região no final do século XIX e início do XX. Ao longo do percurso, é possível ver vestígios dessa época, com estações ferroviárias desativadas e pontes antigas.

O trajeto conta com 13 municípios paraenses, sendo eles: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel do Pará, Castanhal, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Capanema, Tracuateua e Bragança.

Rota detalhada para Salinas

Para chegar a Salinas pela Rota Belém-Bragança, você terá a oportunidade de conhecer diversos municípios paraenses, cada um com suas peculiaridades e encantos.


Partindo de Belém, siga pela BR-316 até Castanhal, passando por Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Izabel do Pará. De Castanhal, pegue a PA-320 até Igarapé-Açu, passando por São Francisco do Pará. Em Igarapé-Açu, siga pela PA-242 até Capanema, passando por Nova Timboteua e Peixe-Boi. E, finalmente, dobre na PA-124, seguindo normalmente até o destino final, que é Salinas, por mais alguns quilômetros.

O tempo total de viagem de Belém a Salinas pela Rota Belém-Bragança varia de acordo com o ritmo e paradas para aproveitar os atrativos do caminho. Em média, o trajeto pode ser feito em entre 4 e 5 horas, sem contar as paradas.

Municípios da Rota Turística Belém-Bragança

📍 Ananindeua e Marituba: "cidades dormitório" da Região Metropolitana de Belém, com belezas naturais e opções de lazer.

📍 Benevides: Com muitos locais incríveis para serem visitados, o município conta com muitas opções de balneários e igarapés.

📍 Santa Izabel do Pará: Conhecida como a "Cidade dos Igarapés", oferece muitas paisagens aos seus visitantes.

📍 Castanhal: Polo comercial e industrial importante, a Cidade Modelo conta com diversos atrativos históricos e culturais.

📍 São Francisco do Pará: Cidade simples, mas também com muitos balneários encantadores.

📍 Igarapé-Açu: Famosa por suas belas paisagens e igarapés naturais de águas cristalinas.

📍 Nova Timboteua: Terra natal do artista visual Éder Oliveira, a cidade conta com sítios arqueológicos e belezas naturais.

📍 Peixe-Boi: A pequena cidade com clima acolhedor conta com um rio bem no centro, aberto para os moradores e visitantes.

📍 Capanema: Município histórico com balneários e locais para fazer trilha.

 

📍 Tracuateua: Considerado um pedaço do Marajó, a "cidade dos ipês" é simples, mas também tem muitos balneários ao redor.

 

📍 Bragança: Cidade que apresenta uma grande diversidade para curtir nas férias, com praias, orla, centro histórico e rica cultura.

*Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sobre supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com

Pará