Com ano atípico até no clima, Natal 2020 será com sol e chuvas só no Réveillon

Avaliação é do meteorologista José Raimundo Abreu, que aponta que dia 26 "vira a chave" da chuva, ainda com possibilidade de superação de média histórica de dezembro

Victor Furtado
fonte

As festas de Natal, que não podem ter aglomerações, terão um clima razoável, possivelmente sem chuva. Se chover, não deve demorar muito e será só no final da tarde. Já o Ano Novo terá chuva forte. A previsão é quase a mesma para todo o Pará. As avaliações são do meteorologista José Raimundo Abreu, coordenador do segundo Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional Meteorologia (2º Disme / Inmet). E ele também analisa: 2020 foi um ano de clima muito atípico.

Abreu observa que só agora o mês de dezembro está começando a ter mais chuvas. A média histórica é de 268 milímetros de chuva. Choveu 140 mm até esta segunda-feira (21), sendo que a maior parte começou a cair do dia 16 em diante e em apenas três torós. Dia 26, as coisas mudam. Só há uma breve mudança no sul do Pará, sobretudo nos municípios de São Félix do Xingu, Xinguara, Redenção e Conceição do Araguaia: lá, vai chover no Natal também.

"É aí que vai virar a chave e começar a chover mais. Até lá, teremos dias parcialmente nublados ou nublados. E se chover, vai ser no final da tarde. Talvez, depois do dia 26, com as tempestades que podem sim ocorrer, haja superação de recordes, com chuvas fortes e demoradas, com até seis horas de duração", analisa o meteorologista.

O ano de 2020 foi tão estranho que as chuvas mais fortes ocorreram entre janeiro e maio. Agosto e setembro foram mais secos, o que não costuma ser normal. Em outubro, voltam a ocorrer chuvas, mais ao sul do Pará. E então um mês de novembro recordista. Abreu observa que o esperado para o mês todo seria 127 mm de chuva. Foram 502 mm. Dezembro, até o dia 15, foi praticamente seco.

"Estamos acompanhando essas condições de clima e variabilidade nos oceanos Pacífico e Atlântico, que passam por variações de temperatura e causam o fenômeno La Ninña, que traz chuvas ao Pará. Em 2020, não tivemos período seco bem definido e terminamos com variabilidade de pancadas de chuvas", conclui Abreu.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ