MENU

BUSCA

Círio 2023: caminhada da fé transforma romeiros de Nossa Senhora de Nazaré em atletas

O preparo para encarar o percurso de mais de 70 quilômetros de distância de Castanhal até Belém, é intenso como de uma maratona

Patrícia Baía

São cerca de 24horas de caminhada em um percurso de cerca de 79 quilômetros de distância de Castanhal até o Santuário Basílica Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. Uma verdadeira maratona de fé e amor a Nossa Senhora de Nazaré realizada nos dias que antecedem ao Círio de Nazaré, por centenas de pessoas que decidem ir correndo, pedalando ou simplesmente caminhado até Maria.

Para conseguir cumprir com esse objetivo é necessário muita fé, assim como um preparo físico como de um atleta. A professora Nacilene Alves, de 46 anos, pratica corrida de rua há quatro anos e está intensificando os treinos de caminhada. Ela está há uma semana realizando treinos de 10 quilômetros de caminhada um dia sim outro não.

“Será a primeira vez que vou fazer essa caminhada e é para pagar uma promessa que eu fiz em 2019, quando eu fraturei a perna praticando corrida de rua. Ano passado participei da ultramaratona e fiz o percurso de Marituba para Castanhal, mas agora será caminhando e estou com uma consultoria esportiva que incluem treinos de 10 km”, disse a professora.

VEJA MAIS

O cabo da Polícia Militar, Robson Renan Bezerra de Andrade também intensifica os treinos para fazer o percurso andando.

“Serão cerca de 19 horas de caminhada e eu opto por não interromper e irei seguir direto de Castanhal até a Basílica de Nazaré, paro somente para fazer uma massagem ou curativo se for necessário e não descanso. E a minha preparação é intensa, pois eu corro cerca de 10 km pelos menos 2 vezes na semana, além da musculação”, contou o militar.

Renan não faz o percurso caminhando desde 2020 e começou a peregrinação até Belém como forma de ajudar a um amigo a pagar uma promessa.

“Em 2011 foi a minha primeira vez. Fui acompanhando um amigo que estava pagando uma promessa. Depois em 2020 eu fui sozinho para pagar a minha graça alcançada. Em 2021 e 2022 eu passei a ir de bicicleta com a minha esposa, mas nesse ano decidi voltar a fazer caminhada”

 

Pará