Cemitérios de Castanhal recebem a maior parte das visitas à noite
O horário de visitação é tradição na região
Em Castanhal, no nordeste do estado, a movimentação nos cemitérios públicos do município nesta quarta (2), Dia de Finados, se concentra principalmente no período noturno.
No cemitério público São José, o maior e mais antigo, que data de 1898, já foram realizados mais de 30 mil sepultamentos. E segundo a prefeitura de Castanhal, a expectativa deste ano é de que ele receba mais 50 mil visitações, que podem ser feitas até as 22h.
A funcionária pública Carla Paiva sempre faz as visitas às sepulturas do tio e dos avós no período da noite por ser um horário mais tranquilo. “Essa é uma tradição dos castanhalenses também. À noite fica mais calmo e não tem o calor do dia. A gente também acaba encontrado os amigos que não vê a muito tempo e acaba sendo um momento de confraternização e de lembrar dos nossos entes queridos. A morte é só uma passagem e o que fica aqui não são os ossos, mas as bias recordações”, disse
A dona Diana de Souza chegou a cemitério as 18h e disse que só vai embora quando fechar. Este é o primeiro dia de finados de uma mãe que perdeu o filho de 18 anos. “Cheguei com o pôr do sol. É também uma homenagem a ele que nos deixou no começo deste ano após sofrer um acidente de carro. E essa é primeira vez que eu faço uma visita tão longa e com tanto significado. Estamos todos aqui com o mesmo sentimento de saudade”, contou.
VEJA MAIS
Do lado de fora do São José uma grande concentração de ambulantes vendendo velas, flores naturais e artificiais, vasos, guirlandas e brinquedos. A ambulante Elizangela Oliveira Nascimento há cinco anos vende velas na frente do São José no Dia de finados e comentou que as vendas neste ano está fraca.
“Nossa esperança é de que agora a noite quando o movimento aumenta, eu posso ter um pouco ais de lucro. Comprei 20 caixas de velas e até agora só vendi cinco. Nos anos passados a essa hora eu já estava indo atrás da reposição”, comentou.
Ao lado do cemitério São José fica o cemitério São Francisco, o mais antigo cemitério particular onde está sepultado o ex governador do Pará, Almir Gabriel. O município ainda tem os cemitérios públicos do Jaderlândia e do Apéu. Na zona rural são seis cemitérios.
Missas no cemitério
Durante todo o dia foram celebradas três missas no São José. A última delas no período da noite pelo bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA