MENU

BUSCA

Castanhal comemora 93 anos com entregas e avanço de investimentos do Governo do Pará

A Usina da Paz e o serviço de Hemodinâmica do Hospital Público de Castanhal estão entre os presentes do Poder Executivo Estadual para o município neste aniversário

O Liberal

Esta terça-feira (28), data do aniversário de 93 anos de Castanhal, é marcada por entregas nas áreas da saúde, cidadania, educação e moradia, além da celebração dos investimentos contínuos fortalecidos pelo Governo do Estado, desde 2019, no município do nordeste paraense. A Usina da Paz e o serviço de Hemodinâmica do Hospital Público de Castanhal estão entre os presentes do Poder Executivo Estadual para o município neste aniversário. Estratégico corredor logístico para o escoamento da produção do Pará, Castanhal se destaca como polo do desenvolvimento do Estado.

Além do Hospital Regional de Castanhal, entregue em 2020, com mais 120 leitos, o Governo do Pará realizou, em 2023, a entrega do Centro de Hemodiálise, que possibilitou a ampliação da capacidade de atendimento de pacientes renais no Pará, com a abertura do setor de quimioterapia, da agência transfusional e do novo prédio do Hemocentro Regional. No aniversário de 2025, o serviço de Hemodinâmica do Hospital Público de Castanhal é um dos presentes.

VEJA MAIS

HRPC realiza a terceira campanha de doação de sangue
O objetivo é abastecer o estoque de sangue do Hospital Regional Público de Castanhal que é referência no tratamento oncológico e transfusional na região nordeste paraense

Obras da Usina da Paz de Marabá entram na reta final
Percentual de conclusão das obras já é superior a 87% ; expetativa é pela inauguração neste segundo semestre de 2024

“Estamos investindo em melhorias nos serviços de saúde de Castanhal, como por exemplo o Hospital Regional de Castanhal, que é uma unidade referência no atendimento de média e alta complexidade, com ênfase em oncologia, e que atende outros 37 municípios do Estado. Entendemos que esse tipo de investimento é um pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade, melhorando a qualidade de vida de todos os usuários do SUS”, pontua Ivete Vaz, titular da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa).

O agricultor Manoel Nascimento, 56 anos, paciente renal crônico da hemodiálise do Hospital Regional de Castanhal, é morador de Nova Esperança do Piriá e faz tratamento na unidade há um ano. “Ao descobrir que estava doente, em Capanema, fui transferido para o Hospital Municipal de Castanhal, me sentia muito triste e achava que não tinha mais chance. Até que fui transferido para o Regional e aqui eu tive a esperança de volta. Fui muito bem tratado, passei a fazer hemodiálise três vezes na semana e sinto que tive minha vida de volta”, conta.

Cidadania 

Além da entrega de títulos de terra, CredCidadão, serão realizados cadastros ambientais rurais, regularização fundiária e moradia digna por meio de cheques do programa habitacional "Sua Casa", a construção da Usina da Paz do município é mais um investimento em cidadania. Entregue durante a comemoração dos 93 anos, o novo complexo ocupa uma área construída de 10 mil metros quadrados, e vai ter prédios para a emissão de documentos e atendimentos de saúde, bibliotecas, teatro, piscina, complexo poliesportivo, espaço multicultural, estacionamento, quadra aberta, entre outros.

“Com a Usina da Paz, o nosso bairro do Jaderlândia vai valorizar bastante, com benefícios que alcançam, principalmente, nossas crianças, adolescentes, com vários cursos, serviços de saúde, investimentos na área social e também qualificação da população. Tenho certeza que todas as famílias aqui vão ser beneficiadas, inclusive a minha. Tenho um filho adolescente de 14 anos e tenho certeza que ele também vai usufruir de muitos benefícios da UsiPaz”, ressalta Daianna Siqueira, moradora e comerciante das proximidades do complexo.

Infraestrutura 

Focado na melhora da qualidade de vida da população, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 120 milhões na construção de novos sistemas de abastecimento de água. Só em 2023, o município de Castanhal recebeu três novos setores de abastecimento nos bairros do Jaderlândia, Cohab e Estrela.

“Seguimos trabalhando na conclusão dos nossos projetos e na entrega de serviços que beneficiarão a população de Castanhal para além da oferta de água tratada. Teremos mais caravanas do programa Água Pará e um novo ponto de atendimento à população que ficará dentro da Usina da Paz da cidade”, afirma José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

A construção do novo Centro de Convenções de Castanhal (CCC), que terá capacidade para sediar shows musicais, feiras, palestras e congressos no município da Região Metropolitana, é outro investimento na área. O local contará com dois auditórios, um com 900 lugares e outro com capacidade para 150 pessoas, além de oito salas multiuso, praça de alimentação, jardins suspensos e teatro com 380 lugares, decks e banheiros públicos com a acessibilidade necessária.

O condomínio industrial de Castanhal é outro projeto conduzido pelo Governo no município, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec). O empreendimento consiste na estruturação de uma área de 143,04 hectares, previamente destinada ao setor industrial pelo Plano Diretor Urbano do município, para a implantação de empresas do segmento. O objetivo é intensificar a movimentação econômica em toda a Região de Integração do Rio Guamá e proporcionar a geração de mais empregos e renda.

Segurança 

Em 2024, o Governo do Estado entregou o novo prédio do 3º Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar do Pará (PMPA), em Castanhal, com o atendimento de cerca de 45 municípios, e o reforço de mais de 100 viaturas. Entre os investimentos estaduais anteriores na área, estão a entrega da Unidade Regional de Castanhal da Polícia Científica do Pará, o novo prédio do 5° Batalhão de Polícia Militar e o 2° Batalhão Rural.

Educação 

Em 2024, mais um passo foi dado na educação de Castanhal, com a entrega da Escola Estadual de Ensino Médio Lameira Bittencourt, beneficiando mais de 900 estudantes. Outros avanços, como a reconstrução da Escola Benício Lopes e a entrega da nova Escola-Indústria de Chocolate, são destaques da área. Nesse aniversário, a assinatura do projeto de interiorização da Fundação Carlos Gomes é outro presente.

Pará