Câncer de mama: o amor supera o medo
Conheça a história de Aldenora, que descobriu a doença em 2007 e começou o tratamento imediatamente. Em 2009 mobilizou mulheres e fez a primeira caminhada da campanha Outubro Rosa nas ruas de Barcarena. Hoje é o maior grupo de mulheres na cidade.
Outubro é um mês muito especial para o cuidado da saúde das mulheres é o mês reconhecido internacionalmente na prevenção contra o câncer de mama. O movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, chegou no Brasil em 2008 por meio da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama – FEMAMA e no município de Barcarena começou no ano de 2008 trazido pela professora Aldenora Oliveira Cravo, que na época, escolheu lutar contra um câncer na mama direita e motivar outras mulheres a se cuidarem.
VEJA MAIS
A professora Aldenora Cravo é servidora pública, escritora e membro da Academia Barcarenense de Letras, mora no município e trabalha na educação há quase 40 anos. Em 2007 foi surpreendida com o diagnóstico de um câncer na mama direita, claro que ficou triste, com medo, mas decidiu lutar contra a doença e não só isso, ela tornou público o que estava vivendo e pediu ajuda não só pra ela, mas para outras mulheres que poderiam passar pela mesma situação.
Em 2007 Aldenora descobriu a doença e começou o tratamento imediatamente, em 2008 ela soube do movimento mundial Outubro Rosa que tinha chegado recente no Brasil e em 2009 fez a primeira caminhada nas ruas de Barcarena, chamando atenção da população para o cuidado com a mama, prevenção e o combate ao câncer. Durante dez anos a caminhada foi realizada em Barcarena Sede, a luta de Aldenora ficou conhecida por toda população do município. Tanto que as organizações e empresas de Barcarena aderiram ao movimento dentro de suas instalações. O momento Outubro Rosa passou a fazer parte das agendas de eventos com palestras, momentos de conscientização, caminhadas e outras ações.
No ano de 2013 a professora foi na Câmara Municipal solicitar as autoridades, o aparelho que faz exame de mama para o município e na oportunidade pediu aos vereadores, políticas necessárias para o combate e controle da doença. E no ano de 2019 Aldenora decidiu entregar a responsabilidade do movimento para a Secretaria Municipal de Saúde. “Percebi que o movimento tinha crescido muito e que ainda ia crescer, então reconheci que o município tinha condições de fazer do evento uma política da saúde, com estrutura adequada e recurso suficiente” explicou.
Depois que a prefeitura de Barcarena assumiu a programação do movimento, a professora seguiu realizando palestras em empresas e instituições de ensino e de saúde. “Quem luta contra o câncer tem que ter peito, coragem, porque não é fácil passar por uma cirurgia de retirada da mama, então, meu conselho a todas as mulheres é que se cuidem, se toquem, essa doença é silenciosa, muitas vezes não dói, mas mata. A partir dos 30 anos, peçam exames ao seu ginecologista pois o câncer de mama tá chagando cada vez mais cedo na vida das mulheres e também dos homens” aconselha.
HISTÓRICO
O movimento Outubro Rosa acontece durante todo o mês de outubro com campanhas de conscientização a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Chama atenção das mulheres para a necessidade de fazer o auto exame, ir ao médico e fazer a mamografia. O câncer de mama é um dos que mais mata mulheres no Brasil por causa do diagnóstico tardio, ou seja, já em estado avançado. Confira mais informações sobre o movimento no link https://femama.org.br/site/sobre/