Bolsa Família: beneficiários têm prazo para fazer avaliação de saúde; saiba como

As famílias que não realizarem o procedimento podem ter o benefício federal bloqueado. Saiba quem deve fazer a avaliação, onde e o que levar

Camila Guimarães
fonte

Mais de 200 mil famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, em Belémprecisam realizar a avaliação das condições de saúde até o próximo dia 28 de junho. A medida abrange a avaliação do estado nutricional, a verificação da cobertura vacinal para crianças menores de sete anos e o acompanhamento pré-natal para gestantes.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a avaliação é obrigatória para:

  • mulheres de 14 a 44 anos,
  • crianças menores de sete anos,
  • gestantes,
  • mulheres que estão amamentando, independentemente da idade.

VEJA MAIS

image Começa o pagamento do Bolsa familia com auxilio gás
Primeiros a receber são os que têm Número de identificação Social (NIS) de final 1

image Pará tem mais beneficiários do Bolsa Família do que trabalhadores formais
Estado possui 1,3 milhão de famílias inscritas no programa e 955.656 empregos de carteira assinada registrados. Outras 12, das 27 unidades federativas do Brasil, seguem a tendência

image Benefícios sociais: veja quais, quem tem direito e como acessá-los
No Pará, é possível acessar pelo menos oito programas. Benefícios são concedidos à população em situação de vulnerabilidade social

Como fazer a avaliação

Para realizar a avaliação, as famílias devem ir à Unidade Municipal de Saúde (UBS) ou Estratégias Saúde da Família mais próxima de sua residência munidas com o cartão do programa federal Bolsa Família, carteira de vacinação das crianças e/ou cartão da gestante.

Documentos necessários

  • Cartão do Bolsa Família,
  • Carteira de vacinação das crianças e/ou adolescentes.

O que acontece com quem não fizer a avaliação

Atualmente, Belém conta com 209.128 beneficiários cadastrados no Bolsa Família que precisam realizar a reavaliação dentro do prazo estipulado, conforme destaca o assessor técnico da Sesma, Márcio Nascimento.

"É importante ressaltar que a reavaliação é obrigatória para o público-alvo. Precisamos atingir o máximo de pessoas possível dentro desse quantitativo de beneficiários”, ressalta Nascimento.

É importante ressaltar que as famílias que não comparecerem às unidades de Saúde para a verificação podem ter o benefício federal bloqueado, caso não tenham os dados de acompanhamento da saúde atualizados. 

Portanto, é fundamental que os beneficiários do Bolsa Família na capital paraense atendam a este chamamento da saúde pública municipal até o dia 28 de junho, garantindo assim a continuidade e regularidade do benefício. Para mais informações, os interessados podem procurar diretamente as unidades de saúde do seu bairro. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ