Belém recebe mais quatro ônibus elétricos para o Sistema BRT
A entrega é mais uma parte de um contrato do Governo do Pará, que prevê a aquisição de 265 veículos para o novo sistema de transporte. Até agora foram entregues 10 ônibus
Na manhã desta terça-feira (14), a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran) recebeu quatro novos ônibus elétricos para o Sistema BRT Metropolitano de Belém. A entrega é mais uma parte de um contrato do Governo do Pará, que prevê a aquisição de 265 veículos para o novo sistema de transporte na Região Metropolitana de Belém. Os quatro ônibus recebidos hoje integram o primeiro lote de veículos elétricos, que totaliza dez unidades.
VEJA MAIS
Os ônibus elétricos possuem autonomia de 220 quilômetros por carga, o que permite, por exemplo, a realização de até 16 viagens entre Marituba e o terminal de São Brás, em Belém, antes de necessitarem de recarga. A frota elétrica é parte da estratégia para modernizar o transporte público na região, com veículos que apresentam características como ar condicionado e Wi-Fi.
A implementação do Sistema BRT Metropolitano visa melhorar a integração entre os municípios da região, incluindo Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará. O sistema será composto por 31 linhas, que conectarão os diversos pontos da Região Metropolitana por meio de uma linha troncal.
Com a adoção do BRT, o governo pretende reduzir o tempo de deslocamento, ampliar a oferta de transporte nos bairros e melhorar as condições de segurança e conforto para os passageiros. O modelo de integração também permitirá que os usuários utilizem um único bilhete para realizar todo o percurso entre os municípios e a capital.