Balsa que transportava gado naufraga em Alenquer; 20 animais morreram afogados; vídeo
O naufrágio ocorreu sem vítimas humanas e sem poluição ambiental, no entanto, 20 cabeças de gado morreram no Lago Uruxi
Uma balsa que transportava bois vivos naufragou na tarde desta terça-feira (20) no Lago Uruxi, nas proximidades do município de Alenquer. Segundo informações da Marinha do Brasil, o naufrágio ocorreu sem vítimas humanas e sem poluição ambiental, no entanto, os 20 bois que estavam sendo transportados morreram.
A embarcação 'Aliança' ficou parcialmente submersa em uma região com reduzido tráfego fluvial. Há relatos e vídeos na internet que mostram os animais mortos sendo puxados à beira por populares. Segundo testemunhas, algumas pessoas cortaram os animais mortos na tentativa de aproveitar a carne como alimento.
Apesar das dimensões inferiores, muitas pessoas relembraram o naufrágio do navio Haidar, que afundou em outubro de 2015, no porto de Vila do Conde, em Barcarena. Na época, mais de cinco mil bois morreram e 700 toneladas de óleo foram despejadas no rio, no que se tornou uma da maiores tragédias ambientais do estado.
VEJA MAIS
A Capitania Fluvial de Santarém informou que vai instaurar um inquérito para apurar as causas e circunstâncias do naufrágio.
A Marinha do Brasil pede a colaboração da sociedade para denunciar qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185.