Baixa no estoque de sangue preocupa Hemocentro em Santarém
A entidade afirma que houve redução de cerca de 20% no comparecimento de doadores, fato que pode comprometer o atendimento da demanda
A entidade afirma que houve redução de cerca de 20% no comparecimento de doadores, fato que pode comprometer o atendimento da demanda
O Hemocentro Regional de Santarém divulgou uma informação preocupante sobre o baixo estoque do banco de sangue para atender Santarém, onde existe uma base do Hemopa, e mais 21 cidades da região. A entidade afirma que houve redução de cerca de 20% no comparecimento de doadores, fato que pode comprometer o atendimento da demanda.
A gerente do Hemopa em Santarém, Rita de Cássia, explica que é inviável disponibilizar as bolsas de sangue necessárias para dar conta do fornecimento em 16 hospitais e 13 agências transfusionais somente com a doação voluntária na sede do Hemopa.
“As campanhas externas sempre foram uma rotina do hemocentro que sempre contribuíram para manter nossos estoques em situações estabilizadas e agora estamos retomando nossas atividades com relação às campanhas externas”, disse.
Ela conta que o baixo estoque se dá por alguns fatores, entre eles a retomada à vida normal após a pandemia da covid-19. “Por essa razão as pessoas vem retomando sua rotina de vida ainda de forma tímida e ainda há resquício dessa pouca procura da época da pandemia”, enfatizou.
Doação é um ato de solidariedade
A coordenadora do Hemopa convida as pessoas que atendem aos critérios para doar sangue a comparecer no hemocentro. “Procurar o nosso centro imbuído do espírito de solidariedade e responsabilidade social. O melhor sangue é o sangue que vem do coração, que vem com solidariedade e pode ser qualquer tipo. Sempre falamos que o melhor tipo de sangue é o seu”, enfatizou.
Gabriel Fernandes Rabelo entende a importância da doação de sangue. Ele compareceu ao Hemopa em uma atividade da Universidade do Estado do Pará (Uepa) para realizar a doação de sangue. “Cada bolsa que a gente doa pode salvar a vida de 4 pessoas. Isso é uma ação muito importante”, contou.
Novo fluxo de funcionamento
Desde o mês de agosto deste ano, o Hemopa em Santarém estendeu os dias de funcionamento de segunda-feira aos sábados no horário de 7h às 13h. A medida é para ampliar o número de doadores.
“Eventualmente quando a gente tem uma campanha interna, estendemos ainda mais o horário de atendimento”, enfatizou.
Quem pode doar?
A coordenadora explica que o perfil de doadores são voluntários entre 16 e 69 anos. Sendo que os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal para realizar a doação. Outro quesito necessário é ter mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).
No entanto, quem foi acometido pela covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.
Serviço:
O Hemocentro de Santarém fica na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 - Aeroporto Velho. O atendimento é feito de segunda a sábado das 7h às 13h