MENU

BUSCA

Após naufrágio, seis pessoas morreram e 46 foram resgatadas com vida

Neste domingo (01), continuam as buscas por possíveis desaparecidos

Cleide Magalhães

Seis pessoas morreram e outras 46 foram regatadas com vida. Esses são os números mais atuais após o naufrágio da embarcação Anna Karoline III. Neste domingo (1º), as equipes da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) e do Corpo de Bombeiros Militares do Amapá retornaram as buscas por possíveis desaparecidos. Eles contam com apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e Corpo de Bombeiros do Pará. A informação sobre os resgates é da Assessoria de Comunicação da CPAP, da Marinha do Brasil,  em nota emitida neste domingo.  

A embarcação Anna Karoline III, que é registrada junto à CPAP, saiu da localidade do Porto do Grego, no município de Santana (AP), com destino à Santarém (PA), oeste do Pará, naufragando nas proximidades da Boca do rio Jari, na madrugada de sábado (29). Um inquérito foi instaurado pela Marinha do Brasil para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.

A Marinha do Brasil informa ainda que o Aviso Hidroceanográfico Fluvial Rio Xingu, subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval, em Belém (PA), também foi direcionado para a região, a fim de cooperar com as buscas, contando com apoio de dois mergulhadores, além de médico e enfermeiro do Hospital Naval de Belém.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou que aeronaves do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) realizaram, na tarde de sábado (29), o transporte de seis adultos e de duas crianças que estavam a bordo do navio Anna Karoline III e, na manhã deste domingo (1º), o resgate de mais quatro pessoas.

Do município de Gurupá, na ilha do Marajó, no Pará, os primeiros oito resgatados foram levados para Santarém. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros já estão no local para auxiliar os trabalhos de buscas. Os regatados de hoje, foram levados para Macapá.

A Segup esclareceu também que colocou à disposição três lanchas e uma embarcação com capacidade para transporte de pessoas, do grupamento Fluvial, além de efetivo de policiais civis e militares e duas aeronaves do Graesp.

Segundo comandante, após vento forte, passageiros caíram no rio

“De acordo com comandante da embarcação, após um forte vento, passageiros caíram na água, sendo resgatados por uma balsa que passava pelo local. Ainda segundo o comandante da embarcação, há pessoas desaparecidas e uma morte”, disse a CPAP, logo que tomou conhecimento do fato, às 7h de sábado.

Após tomar conhecimento do ocorrido, a Capitania dos Portos afirmou que enviou imediatamente uma Equipe de Busca e Salvamento para o local do naufrágio, para realizar buscas aos desaparecidos. Foi instaurado um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.

A Marinha do Brasil destaca ainda que incentiva a sociedade a participar ativamente no esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico.

A informação pode ser feita pelo Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185 e pelo telefone (96) 3281-5480.

Pará