MENU

BUSCA

Após mortandade de peixes, prefeitura recomenda suspensão de banhos em praias de Salvaterra

De acordo com a prefeitura, relatos locais e científicos apontam que o caso tem origem natural, por conta da brusca variação da salinidade nas áreas de encontro da água doce com a salgada durante as marés de sizígia

O Liberal

A Prefeitura de Salvaterra, no Marajó, divulgou na segunda-feira (19) a recomendação da suspensão de banhos em praias do local, por conta da mortandade de peixes, que na maioria, são Amoré. De acordo com a prefeitura, relatos locais e científicos apontam que a causa do acontecimento seja natural. No entanto, a cidade segue investigando, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Salvaterra, para entender outros fatores do caso. 

Confira nota na íntegra:

“Nos últimos dias foi observada a presença de centenas de peixes mortos nas praias de Salvaterra, sendo a maioria da espécie Gobioides broussonnetii, vulgarmente conhecida como amoré ou peixe dragão.

Este acontecimento, de acordo com relatos locais e científicos, tem origem natural, sendo motivada pela brusca variação da salinidade nas áreas de encontro da água doce com a salgada durante as marés de sizígia. E como os peixes tem seus habitats característicos, quando estão em ambientes diferentes dos quais vivem, podem não sobreviver. 

Apesar de ser uma situação de causas naturais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Salvaterra tem buscado novas investigações junto a outros órgãos e Instituições para que possamos saber se há demais fatores influenciando este acontecimento.

E diante do ocorrido, esta Secretaria recomenda: a suspensão de banho nas praias, devido ao estágio avançado de decomposição dos peixes, o que pode propiciar a proliferação de microrganismos e este serem nocivos a saúde dos banhistas; recomenda-se ainda, o não consumo dos peixes mortos encontrados nas areias das praias.

De forma emergencial, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com a Secretaria de Obras, Transportes e Urbanismo (Sotur) está realizando a remoção dos espécimes mortos e realizando a deposição destes resíduos em local apropriado e preparado.

No mais, os trabalhos e pesquisas continuarão para novos esclarecimentos sejam obtidos e possamos compreender este fenômeno"

Morte de peixes é apurada em Salvaterra

A morte de milhares de peixes encontrados nas praias do município de Salvaterra, na Ilha do Marajó, está sendo investigado por técnicos da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O caso foi registrado no último domingo (18) e chamou a atenção nas redes sociais.

Pará