'Ainda tem muita gente que não se vacinou', alerta o governador Helder Barbalho
Por meio de um vídeo, o governador pediu para que as pessoas ainda não imunizadas contra a covid-19 procurem algum ponto de vacinação nesta semana
O governador do Pará, Helder Barbalho, publicou um vídeo nas redes sociais, na tarde deste domingo (07), para pedir que pessoas ainda não imunizadas contra a covid-19 procurem os pontos de vacinação nesta semana. Segundo o gestor estadual, apesar da melhora no quadro de infecções pelo vírus, a campanha de imunização ainda precisa avançar.
De acordo com o Vacinômetro do Pará, atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) neste domingo, às 14h, o Estado já aplicou 8.513.539 doses de anticovid-19. Foram 5.087.621 primeiras doses (68,11% de cobertura da 1ª dose) e 3.425.918 segunda doses ou doses únicas (45,86% de cobertura da 2ª dose e da dose única).
#BoraVacinar💉 O Pará mais uma vez está avançando no calendário de vacinação! Prepara o braço e bora vacinar! pic.twitter.com/UqleRi98yt
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) November 7, 2021
"Pedir a sua atenção. E, acima de tudo, você que ainda não se vacinou. Que você possa nos ajudar nesta ampla campanha de mobilização, para que, logo, logo, a gente vire essa página da pandemia. É verdade, os números melhoraram, graças a Deus, estamos vencendo. Mas ainda precisa que se vacinem aqueles que não se vacinaram"
Helder disse que, nesta semana, todos os 144 municípios paraenses estão abastecidos para garantir a vacinação de quem ainda não recebeu alguma dose, dependendo do calendário de cada Secretaria Municipal de Saúde.
"A partir desta semana que está iniciando, todas as cidades do Estado estão abastecidas para: quem não se vacinou pode ir na unidade de saúde. Você que tem 12 anos para mais, tem vacina disponível para 1ª dose", disse.
"Para quem já se vacinou de 1ª dose, apenas acompanhe! Se você está com Coronavac, 21 dias depois, já pode ir se vacinar. Direto, todos de 12 anos para mais. Se está com Astrazeneca ou Pfizer, tem que esperar oito semanas", acrescentou Helder.
O governador também reforçou a importância da dose de reforço. "Todas as cidades abastecidas. E um alerta: você que já vacinou com duas doses e já tem seis meses de vacinação da 2ª dose, você já pode tomar a dose de reforço", detalhou.
"Fique atento! Nos ajude! O Pará precisa ampliar a sua vacinação. Ainda tem muita gente que não se vacinou. E lembre: vacina é o único caminho para se proteger", concluiu Helder Barbalho.