MENU

BUSCA

Abertura da 76ª Reunião Anual da SBPC reúne autoridades e cientistas no Theatro da Paz

O maior encontro científico da América Latina vai até 13/07 e está sendo realizado pela terceira vez em Belém, em parceria com a UFPA

Gabriel da Mota

Cientistas, representantes da sociedade e do governo federal participaram da cerimônia de abertura da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que iniciou às 17h30 deste domingo (07/07) no Theatro da Paz, no bairro da Campina, em Belém. O evento é realizado pela terceira vez na capital paraense em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e, este ano, aborda o tema "Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza".

VEJA MAIS

76ª reunião da SPBC une ciência e arte em 7 dias de programação cultural em Belém
A programação envolve oficinas, imersões culturais, exposições e apresentações musicais em diferentes locais

UFPA celebra crescimento mesmo em meio às adversidades
"Ainda não voltamos ao patamar de financiamento antes da crise, mas temos colhido resultados muito bons", diz reitor da UFPA

Foram distribuídos, gratuitamente, 220 ingressos na bilheteria do Theatro para acesso do público em geral, que esgotaram em menos de 30 minutos. A programação cultural foi aberta por um concerto de música paraense da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Escola de Música da universidade (EMUFPA), acompanhada pelo Coro Universitário da UFPA. Em seguida, a mesa de honra foi composta por diversas autoridades políticas e científicas: dentre elas, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro; o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; e a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), agradeceu pela escolha da cidade como sede do evento da SBPC e frisou que a reunião científica deve influenciar o futuro da humanidade. Rodrigues também convidou os participantes a retornarem à capital paraense em novembro de 2025, para a 30ª Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP 30), e fez dois anúncios: o de que recebeu, pela quarta vez, o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, concedido pela Fundação Abrinq; e que Belém acaba de ser considerada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como território livre do analfabetismo. “Num estado com 48% de índice de analfabetismo, Belém alcançou quase 98% de pessoas alfabetizadas”, destacou.

Segundo o presidente da SBPC, a escolha do tema foi norteada pela importância da sustentabilidade para a região amazônica e para o reconhecimento do trabalho dos povos da floresta.

“As pessoas chamam a Amazônia de pulmão do mundo, e há uma grande esperança de que dela provenham elementos que permitam a manutenção da espécie humana na Terra. E nós pensamos na ideia de contrato social, uma ideia muito importante nos séculos XVII e XVIII que, sobretudo graças à obra de Rousseau, vai servir de base para pensar a democracia. Então, estamos reunindo nesse tema a sustentabilidade ambiental, a justiça social e a forma de relações sociais chamada democracia”, explicou Renato Janine Ribeiro.

O reitor da UFPA espera um número recorde de inscrições para esta edição do evento, que pode superar 30 mil participantes. Emmanuel Tourinho também pontuou que a reunião anual da SBPC visa envolver toda a sociedade, não apenas cientistas. “Nós teremos atividades que acolhem pessoas interessadas em ciência, conhecimento e arte de modo geral, em uma programação que é intensa, diversificada e gratuita. E quem quiser frequentar sem se inscrever, também pode. Esperamos que venham todas e todos para o campus Guamá da UFPA a partir desta segunda”, convidou. 

Felipe Melo, diretor de conteúdo do Grupo Liberal, destacou a importância do apoio a eventos científicos. “O Grupo Liberal é sempre a favor do progresso da ciência para o bem da sociedade, e a UFPA sempre foi uma parceira institucional nossa muito forte. A gente congratula, juntamente com a comunidade acadêmica, em eventos como esse”, afirmou. 

Um dos exemplos de parceria com a UFPA é o projeto bilíngue Liberal Amazon, tanto em conteúdos científicos quanto na tradução dos textos jornalísticos, feitos por docentes da instituição. “E mais do que nunca, ficou provada a importância da imprensa e da ciência em eventos recentes, como na pandemia, quando a sociedade esperava notícias de avanço da ciência pra combater a pandemia e, por outro lado, esperava informações da boa imprensa”, acrescentou.

Até o próximo sábado (13/07), mais de 280 atividades científicas — incluindo debates, minicursos e atrações culturais — serão realizadas no campus Guamá da UFPA, gratuitamente e abertas ao público em geral. Para se inscrever no evento, basta acessar o link <https://reunioes.sbpcnet.org.br/76RA/inscricao/> e informar o CPF. Após assinalar o aceite das normas, uma ficha de cadastro será aberta para inclusão de outros dados pessoais.

Para acessar a programação completa, acesse: <https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/>.

Confira um resumo da programação da SBPC

Credenciamento

  • Dias 08 e 09 de julho - Das 7h30 às 16h30
  • Dias 10 e 11 de julho - Das 8h30 às 16h30
  • Dia 12 de julho - das 8h30 às 14h

No hall do prédio Mirante do Rio.

Tenda ExpoT&C

De 08 a 13 de julho, das 8h30 às 18h (sábado até às 17h). Entre o Ginásio de Esportes e o Centro de Evento Benedito Nunes (CEBN).

Tenda SBPC Jovem

De 08 a 13 de julho, das 8h às 18h (sábado até às 17h). Contornando o CEBN e o prédio da Reitoria.

Tenda SBPC Afro e Indígena

De 08 a 13 de julho, das 9h às 18h. Ao lado da Tenda SBPC Jovem.

Pará