1º lugar da UFPA diz: 'É melhor um cara que não passou e está bem consigo'
João Victor é de Tocantins e também foi aprovado na USP e na UFMG
"A dica que eu dou é: se concentrar na saúde mental para depois priorizar outras metas". Isso é o que diz o candidato aprovado em primeiro lugar geral da Universidade Federal do Pará (UFPA), João Victor de Carvalho Reis, que ficou com 929 pontos e é calouro do curso de medicina. Ele, que é de Palmas, capital de Tocantins, também foi aprovado na Universidade de São Paulo (USP) e ficou em quarto lugar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição na qual pretende ingressar.
LEIA MAIS:
- Paraense nota mil na redação do Enem é caloura de Medicina da UFPA
- Entenda os bastidores judiciais que marcaram o listão 2019 da UFPA
Os resultados positivos que João obteve em 2019 são fruto de um árduo trabalho desde o seu primeiro ano do ensino médio, que se prolongou por mais dois anos após o término do convênio. "Eu fiz mais um ano de cursinho e em 2018 fui para João Pessoa e decidi estudar sozinho, apenas com o auxílio de uma assessoria" contou.
Para ele, porém, o mais importante, antes mesmo dos estudos, é o cuidado com a saúde mental. "Essa é uma meta que é muito complicada para o estudante, porque é muito desgastante em todos os sentidos para atingi-la, então eu acho que a minha dica mesmo para quem está tentando é cuidar de si por dentro" diz. Ele ainda acrescenta que "tem muito aluno que não passa por nervosismo e isso é um problema crônico da nossa sociedade, da nossa geração".
"Então eu acho que você tem que primeiro se cuidar para conseguir alcançar um resultado, e tem que lembrar que ele, ou seja, o resultado, é secundário, porque você que está na frente. É muito melhor um cara que não passou e está bem consigo mesmo do que um cara que passou e está todo problemático, cheio de problemas internos" afirma.
Além de João Victor, outros sete candidatos ao curso de medicina da UFPA estão entre os dez primeiros lugares na colocação geral da instituição