MENU

BUSCA

Marabá recebe reunião de dirigentes da OAB de todo Estado

Em dois dias de encontro, os advogados devem produzir uma carta com encaminhamentos para problemas do sistema de direitos e da sociedade

Tay Marquioro

Dirigentes da advocacia de todo Pará estão reunidos em Marabá, no sudeste do Estado, para participar do I Colégio de Presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB-PA). A programação teve início hoje (1), às 17h, quando houve a reinauguração da sede da OAB Subseção Marabá e, em seguida, os dirigentes seguiram para a cerimônia de abertura do evento, no plenário da Câmara Municipal.

O jovem advogado Ian Paixão, que atua há quatro anos na profissão, era um dos que aguardavam ansiosos pelo evento. “Eu acredito que essa é uma oportunidade muito boa de confraternizar com os colegas, de ver o que de fato vem mudando na advocacia, nos aproximar da gestão da OAB na nossa subseção e entender o que ainda está por vir no mundo jurídico”, analisa Paixão.

Ezequias Maciel, advogado atuante no direito público e vice-presidente da subseção Tucuruí, avalia que o evento é uma chance superar dificuldades no âmbito profissional. “É muito importante porque a partir do momento que uma classe se reúne com seu presidente, temos a oportunidade de debater assuntos sensíveis, como a ética profissional. É um evento onde nos reunimos e discutimos melhorias para o exercício da profissão”, define Maciel.

Esta também foi uma noite especial para cinco novos advogados que receberam suas carteiras da Ordem e, assim, estão prontos para iniciar uma jornada de trabalho no exercício do Direito. Na ocasião, a diretoria da OAB Subseção Marabá também tomou posse em evento presencial simbólico. Outro dos pontos altos da abertura do I Colégio de Presidentes da OAB foi a conferência ministrada pelo membro do Tribunal Regional Eleitoral, Diogo Conduru sobre a participação da Ordem na defesa da democracia durante o pleito eleitoral que está em curso. Para o presidente da OAB-PA, Eduardo Imbiriba, os advogados têm papel fundamental nesse processo e também em outras pautas que influenciam diretamente no dia-a-dia da população paraense.

“Nós reunimos todas as lideranças da advocacia do estado para discutir temas relevantes para a profissão, como desigualdade de gênero, advocacia 4.0, interiorização da advocacia. Mas também vamos tratar de temas que dizem respeito a toda a sociedade, como transporte, saúde, segurança pública, meio ambiente, por exemplo. Vamos ouvir os pleitos de cada uma das subseções e tudo isso é congregado dentro do colégio. No final, vamos sair com uma carta de intenções, com todos os encaminhamentos que saírem dessas discussões”, explica Imbiriba. “A ordem dos advogados do brasil tem um papel institucional muito mais abrangente. É claro que temos interesse em defender, fortalecer a advocacia, mas a nossa instituição, pela própria história que carrega de defesa da constituição, dos direitos humanos, do estado democrático de direito, precisa ter uma atuação muito mais ampla”, conclui.

Rodrigo Botelho, presidente da OAB subseção Marabá, avalia que este é um momento de confraternizar, mas também de muito trabalho na análise das demandas de cada região representada no evento, que conta com a participação de dirigentes de 25 subseções. “A gente espera que os colegas advogados saiam daqui muito mais enriquecidos, conhecendo a realidade de outras regiões. Temos o objetivo de firmar compromissos, estabelecer um monitoramento para que esses encaminhamentos se concretizem em sejam melhorias efetivas, não só para a nossa classe, mas para toda a população”, diz Botelho.

A programação do I Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-PA segue durante toda esta sexta-feira (2), a partir das 8h, no auditório do Hotel Golden Ville, no núcleo Nova Marabá, onde haverá uma reunião de trabalho reservada aos dirigentes da Ordem.

Panorama OAB