MENU

BUSCA

O Liberal na Escola promove palestra sobre gravidez na adolescência para estudantes do Acará

João Thiago Dias

Gravidez na adolescência foi o tema abordado em uma palestra do Programa O Liberal na Escola, na tarde desta quarta-feira (16), das 14h às 16h, para mais de 60 estudantes de 12 a 18 anos da escola municipal Nova Aliança, no Acará, nordeste paraense. A programação é uma realização do Grupo Liberal com patrocínio da Vale.

Ministrada pela enfermeira Angla Branco, a palestra abordou impactos que a gravidez pode causar na vida dos adolescentes e da família deles. A enfermeira alertou que é fundamental entender as causas que impactam nos números elevados de casos; as condições que elevam as complicações maternas, fetais e neonatais; além de problemas socioeconômicos; métodos contraceptivos; e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

"Desinformação sobre sexualidade, sobre seus direitos sexuais e reprodutivos; imaturidade emocional; causas inerentes ao desenvolvimento psíquico ou fatores culturais, como: pensamentos mágicos e inconscientes de ser amado(a), ou ser conquistado, a falta de um projeto de vida e expectativas de futuro, famílias disfuncionais e vulneráveis, abuso de álcool e outras drogas, situações de abandono,  abuso/violência e a falta de proteção efetiva as crianças e aos adolescentes", explicou a enfermeira sobre as causas.

De acordo com o coordenador do Programa O Liberal na Escola, Alan Siqueira, o tema foi demandado pela própria direção da escola diante de casos de gravidez na adolescência e de pessoas com HIV na região. "Um tema que eles acham pertinente trabalhar com os alunos por conta dos casos que estão ocorrendo. Então levamos a enfermeira para ministrar a palestra nesse", comentou.

"Estamos trabalhando para a formação da consciência crítica dos alunos para que tenham uma prática qualitativa. A missão da escola é fortalecer esse contato, porque, às vezes, eles têm vergonha de esclarecer esse assunto com os pais ou de ir a um posto de saúde, que, inclusive, não tem naquela localidade", acrescentou o coordenador do Programa.

O Liberal