Projeto literário gratuito estimula leitura em crianças e jovens e premia professores
As inscrições para o projeto "Releituras da Memória" são gratuitas e ocorrem até o dia 12 de abril por formulário
A plataforma de leitura digital Árvore lança o concurso literário “Releituras da Memória”, destinado a alunos de escolas públicas e privadas do Pará e de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e ocorrem até o dia 12 de abril pelo formulário disponível aqui, que deve ser preenchido por um gestor da instituição. Os selecionados serão divulgados no dia 4 de junho.
As turmas selecionadas terão acesso aos títulos do acervo on-line durante todo o período de competição. O projeto consiste na leitura dos títulos da plataforma e elaboração de um trabalho final, feito com base no livro, em formato de vídeo, história em quadrinho ou poesia.
Ao final, os melhores trabalhos serão exibilidos em uma live e as turmas participação em um bate-papo on-line exclusivo com autores do acervo do concurso. Os professores vencedores ganharão um kit de gravação audiovisual, composto por um notebook e itens como tripé, luz, entre outros.
De acordo com os organizadores, o projeto busca lançar novos olhares para as identidades negra e indígena, ressaltando a importância da memória para a construção de novas narrativas, além de estimular o gosto pela leitura e incentivar um olhar plural sobre a origem da população brasileira.
O concurso pode ser realizado de forma remota, contemplando as instituições que estão com as aulas presenciais suspensas, ou com o ensino híbrido. Cada colégio pode inscrever até três turmas dos Ensinos Fundamental ou Médio.
O regulamento e as regras, assim como o passo a passo da competição, estão disponíveis aqui.
Sobre a Árvore
A Árvore é uma plataforma de leitura digital para instituições públicas e privadas, que tem o objetivo de potencializar a educação e formar cada vez mais leitores no Brasil. Conta com mais de 30 mil títulos e é a maior plataforma de leitura digital para educação básica do país. Além disso, utiliza a gamificação para ampliar a frequência de leitura, unindo aprendizagem e jogos. Com um acervo diversificado e atraente, o ambiente virtual também oferece suporte pedagógico aos educadores, sequências didáticas, atividades e relatórios de leitura.