MENU

BUSCA

VÍDEO: Residência presidencial de Bashar al-Assad é invadida e saqueada em Damasco

Uma confusão foi registrada na residência depois que Bashar al-Assad fugiu do prédio. O seu paradeiro ainda é desconhecido

Redação

A população de Damasco invadiu a residência presidencial de Bashar al-Assad e saqueou diversos objetos do local neste domingo (8). A confusão aconteceu depois que presidente fugiu do prédio.


VEJA MAIS:

O que se sabe sobre o paradeiro de Bashar al-Assad, após rebeldes invadirem a capital?
Regime da Síria cai após mais de 50 anos de comando da família Assad

Regime da Síria cai após mais de 50 anos de comando da família Assad
Rebeldes afirmam que o presidente fugiu do país

De acordo com a BBC, centenas de pessoas foram vistas entrando na residência presidencial, o que antes era proibido. A repórter Lina Sinjab informou que um caos completo se instalou no local, que foi tomado também por pessoas da zona rural.

O grupo rebelde Hayat Tahrir al-Sham, responsável por liderar o ataque contra o regime de al-Assad, tentou conter a população para impedir roubos na residência presidencial. Segundo a repórter de Sinjab, "membros do HTS chegaram para controlar a situação e eles disseram que isso não é aceitável".

Vídeos gravados no momento da invasão mostram a confusão generalizada na residência presidência. Diversas pessoas aparecem correndo, posando para fotos e roubando objetos do prédio. A atitude de parte da população é vista como um ato de vingança contra a opressão imposta pelo regime de Assad há 24 anos.

A BBC também relatou que o fim do regime ditatorial foi comemorado por populares neste domingo. Pessoas foram vistas celebrando o acontecimento na Praça Umayyad, no coração da capital, com a bandeira da revolução síria.

O paradeiro de Bashar al-Assad ainda é desconhecido, mas de acordo com o governo da Rússia, ele não está mais na Síria.

Mundo