MENU

BUSCA

Vídeo: equipe médica realiza cirurgia a distância utilizando controle de Playstation; entenda

O procedimento realizado China recebeu comandos remotos de um cirurgião localizado na Suíça

Pedro Garcia

Uma equipe médica realizou uma cirurgia em um porco a 9.300 km de distância utilizando um controle de PlayStation. O procedimento envolveu uma endoscopia e uma biópsia da parede do estômago do animal e contou com a colaboração de dois operadores: um médico clínico na sala de cirurgia em Hong Kong e um especialista remoto em Zurique, na Suíça.

VEJA MAIS

Primeiro PlayStation da história: quando surgiu, quem criou e como eram os jogos
Produto da Sony, o primeiro PlayStation foi lançado em 1994 e em pouco tempo chegou ao nível de grandes marcas de videogames da época

Governo do Amazonas vai comprar 18 PlayStation 5 para policiais
Na lista da licitação aberta pela Secretaria de Segurança Pública também constam 96 puffs, 18 poltronas massageadoras e 18 máquinas de café com 12 seleções de bebidas

Terremoto no Marrocos: sem camisa, homem sai às ruas com PlayStation nas mãos
Aparentemente, ele se assustou com os tremores e saiu correndo de casa, mas sem deixar para trás o console

Durante a operação, os médicos utilizaram uma sonda endoscópica e um sistema robótico, ambos localizados em Hong Kong. Eles se conectaram por meio de um protocolo WebSocket que permitiu a transferência de dados em tempo real para um centro de controle em Zurique. Isso possibilitou que o médico suíço enviasse instruções ao robô cirúrgico durante o procedimento, utilizando o controle de videogame para guiar as ações do equipamento.

No procedimento em questão, o cirurgião de Zurique usou um PlayStation Move para realizar a endoscopia, mas outras demonstrações divulgadas pela equipe também mostram controles de PlayStation 5, o DualSense.

A pesquisa foi publicada na Advanced Intelligent Systems. Um vídeo da endoscopia também foi divulgado. Veja:


 Procedimento deve ser testado em humanos em breve

Através de um comunicado, a equipe celebrou o sucesso do experimento e se mostraram otimistas para testes em humanos. “Na próxima etapa da nossa pesquisa, realizaremos endoscopia em um estômago humano. Além de procedimentos endoscópicos, como triagem de câncer, há muito potencial para essa tecnologia. Isso inclui sua aplicação em outras áreas do trato gastrointestinal, no sistema neurovascular e em cirurgia fetal”, diz Bradley Nelson, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique.

*(Pedro Garcia, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)

Mundo